Tetila considera o nome de Tiago Botelho 'o mais adequado' à disputa da vaga no Senado pelo PT de MS

Pré-candidato ao Senado, professor Tiago recebe apoio de ex-prefeito de Dourados
Tetila e Tiago Botelho. / Foto: Divulgação

Cresce o número de figuras públicas a apoiarem a pré-candidatura do professor e advogado Tiago Botelho ao Senado Federal pelo Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul. Nesta semana, o ex-prefeito de Dourados Laerte Tetila declarou que aprova a ideia e elencou uma série de motivos pelos quais considera o nome do docente o mais adequado da legenda para a disputa pela vaga na Casa de Leis em 2022.

“Trata-se de um jovem brilhante, com mestrado e doutorado em Direito Socioambiental, coordenador do curso de Direito da UFGD que, pelo nível de excelência, acaba de ser premiado pela OAB Nacional, e que traria a verdadeira renovação à política do interior de Mato Grosso do Sul por, possivelmente, ser o único pré-candidato ao Senado em todo o interior do estado, até o momento”, afirmou Tetila, que também é filiado ao PT.

Ex-prefeito por dois mandatos, ele ressaltou que, apesar de Dourados ter a condição de maior e mais importante município do interior do estado, jamais contou com um senador da República. “Por óbvio, a pré-candidatura do professor Tiago Botelho contemplaria mais de 50 cidades do Centro-Sul de MS e, por que não dizer, de todo o interior”, frisou o geógrafo, que também atuou como docente na Universidade Federal da Grande Dourados.

Em encontro na tarde de terça (22), os dois conversaram sobre o panorama político de Mato Grosso do Sul e os desafios que deverão ser enfrentados por Botelho em futuras candidatura e eleição. “Conheço o Tiago desde pequeno, bem como seus pais, e sei que sempre estiveram na luta social, ambiental e educacional”, confiou o ex-prefeito.

PRÉ-CANDIDATO
O anúncio da pré-candidatura de Tiago a uma vaga no Senado Federal foi feito no dia 10 de março e, desde então, o professor da UFGD vem recebendo grande apoio e manifestações de incentivo. Em seus perfis nas redes Instagram e Facebook, milhares de pessoas vêm curtindo, declarando aprovação e se colocando voluntariamente à disposição de sua pré-campanha. Ele afirma que a partir do momento em que oficializou o convite começou a receber mensagens e ligações de políticos em nível nacional e estadual, bem como, de amigos e de pessoas que não conhece, o incentivando a prosseguir com o projeto.

MANIFESTO NACIONAL 
No início desta semana, o pré-candidato também foi surpreendido com a criação de um manifesto de apoio por parte de nomes importantes da docência nacional na área do Direito. Elaborado em uma plataforma on-line, o documento é assinado por professores como Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra, Portugal), Gisele Cittadino (PUC-Rio), Carlos Frederico Marés (PUCPR), Carol Proner (UFRJ), Juarez Tavares (UERJ), Silvio Almeida (Universidade de Columbia, EUA), Pedro Serrano (PUC-SP), Adilson José Moreira (Universidade Mackenzie) e Marcelo Neves (UnB).

O grupo endossa o projeto da pré-candidatura de Tiago em razão de compromissos primordiais assumidos por ele, como defender a Constituição Federal e os Direitos Humanos, a educação como política central, a defesa das minorias, a proteção do meio ambiente e a interiorização do mandato.

O manifesto segue à disposição para receber assinaturas de professoras e professores de Direito de todo o Brasil que se identifiquem com o projeto.