Adotar um animal é assumir a responsabilidade de ser um tutor, sendo responsável pela saúde, alimentação, segurança e afeto que os animais precisam para uma vida saudável.

Posse responsável: 5 passos para o tutor manter a saúde e o bem-estar do pet
/ Foto: Assessoria de Imprensa

Segundo o Radar Pet, em um levantamento realizado pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), há no Brasil cerca de 52 milhões de cães e 46% das famílias têm algum pet. Eles trazem alegria aos lares, mas também requerem cuidados. Adotar um animal é assumir a responsabilidade de ser um tutor, sendo responsável pela saúde, alimentação, segurança e afeto que os animais precisam para uma vida saudável. “O conjunto de todos esses cuidados é o que chamamos de posse responsável”, explica Jaime Dias, médico veterinário e coordenador técnico da área pet da Vetoquinol, uma das top 10 em saúde animal no mundo.

O tutor deve ter em mente uma série de recomendações para garantir o bem-estar do seu cão. Jaime Dias destaca cinco dicas essenciais:

1) Check-up anual

O tutor deve levar o seu cão ao médico veterinário pelo menos uma vez ao ano para check-up. Somente o médico-veterinário tem o conhecimento necessário para realizar diagnósticos e indicar as melhores soluções. Uma visita à clínica pode, por exemplo, detectar o surgimento de doenças ainda em estágios iniciais, o que facilita o tratamento.

2) Alimentação balanceada

O tutor não deve oferecer qualquer tipo de alimentos aos cães. Uma ração de boa qualidade e balanceada, suprem todas as necessidades do animal, exceto quando se faz necessário o uso de suplementos nutricionais. Além disso, alimentos como alho e a cebola, usados para temperar diversos pratos, podem ser tóxicos aos pets. Uma alimentação adequada também auxilia na manutenção de uma pelagem forte e bonita.

3) Proteção contra pulgas e carrapatos

Até mesmo os cães que ficam quase o tempo todo dentro de casa correm risco de contato com esses parasitas. Isso pode ocorrer, por exemplo, durante o passeio diário. O ideal é prevenir o cão ao invés de remediá-lo. Desta forma, o animal ficará livre de alguns incômodos provocados como a coceira, sintoma bastante frequente, além de estar livre das doenças causadas ou transmitidas por esses parasitas. O Flevox, da Vetoquinol, é um eficaz antiparasitário que possui ação contra pulgas, piolhos e carrapatos. Sua fórmula contém fipronil, molécula que oferece proteção de até quatro semanas para pulgas e de até três semanas para carrapatos.

4) Passeios diários

Os passeios fazem bem para a saúde emocional e física dos cães. Eles se divertem e ainda praticam exercícios, o que é importante para evitar sobrepeso e doenças que podem surgir devido à obesidade, como a osteoartrite, enfermidade crônica e degenerativa que promove desgaste das cartilagens e ossos das articulações.

5) Suplementação adequada

Assim como os seres humanos, cada cão tem necessidades diferentes. “Por isso, alguns podem precisar de algum suplemento alimentar, para mantê-lo saudável, promovendo assim uma melhor qualidade de vida aos animais”, explica Jaime Dias. Uma eficaz opção de suplemento nutricional é Flexadin Advanced, da Vetoquinol. O produto contém cartilagem de frango (UC-II) e Vitamina E, poderoso antioxidante que combate os radicais livres.

Siga esse movimento: A Vetoquinol criou a campanha #SigaEsseMovimento, que objetiva incentivar a mobilidade e o bem-estar de cães. “Nosso objetivo é orientar os tutores sobre práticas cotidianas para o bem-estar dos cães e que podem inibir o surgimento de doenças”, explica Luciana Nishi, gerente da unidade de negócios PET & Equinos da Vetoquinol. Além disso, a Vetoquinol desenvolveu e atualiza uma enciclopédia online com curiosidades sobre pets. Trata-se do My Happy Pet, disponível no endereço www.myhappypet.com.br.

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.132 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO).