Por que ficamos bronzeados? A ciência explica
Bronzeado: o escurecimento da pele é um mecanismo de defesa do organismo contra a radiação solar. / Foto: Pedro Simões/Wikimedia

Quem passa muito tempo sob o Sol termina ficando bronzeado. Mas você nunca se perguntou a razão disso acontecer? Fique tranquilo: a ciência tem uma explicação para isso.

"O bronzeamento é um dos mecanismos de defesa da pele contra a radiação solar", afirmou em entrevista a EXAME.com Sergio Schalka, médico ligado à Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo Schalka, a exposição à radiação do Sol causa danos ao DNA das células de nossa pele. Esses danos podem acarretar problemas como o câncer de pele, por exemplo.

Sendo assim, nosso corpo desenvolveu um mecanismo por meio do qual uma substância presente na pele chamada melanina se oxida ao entrar em contato prolongado com a radiação solar.

Isso evita os danos causados pela radiação e dá à pele a coloração mais escura, popularmente conhecida como bronzeado.

Duração

De acordo com Schalka, a duração e a intensidade do bronzeado são maiores em pessoas de pele mais escura do que em pessoas de cor mais clara. Isso se deve à presença de diferentes tipos de melanina na pele de cada uma delas.

"Alguns tipos de alimentos, como a cenoura e o tomate contêm substâncias que podem prolongar um pouco mais o bronzeado. Porém, é um benefício pequeno e que dura pouco tempo", explicou Schalka.

Segundo ele, é importante ter cuidados já conhecidos na hora de tomar no Sol. Evitar o horário que vai das 10h às 15h e usar filtro solar são alguns deles.

"Cerca de 70% do envelhecimento da pele é causado pelo Sol. Protegê-la dele é uma forma de mantê-la mais jovem ao longo dos anos", afirmou o dermatologista.