Animal deu show de graciosidade em filmagens de fotógrafo de vida selvagem

Por que cervos ‘coçam’ chifres em árvores? Flagra no Pantanal captura hábito dos machos da espécie
Animal deu show de graciosidade em filmagens de fotógrafo de vida selvagem / Foto: Cervo-do-pantanal é flagrado por fotógrafo no Pantanal. (Reprodução, Instagram)

Exuberante e com movimentos delicados, um cervo-do-pantanal deu um show de graciosidade em vídeo do Instagram. O registro é do fotógrafo de vida selvagem, Lucas Morgado, e foi publicado em seu perfil na rede social.

Nas imagens, o animal faz movimento semelhante ao de coçar os chifres em tronco de uma Palmeira Carandá. Em seguida, o cervo corre em direção oposta às lentes do fotógrafo.

“Que momento especial foi encontrar este lindo Cervo-do-pantanal, nas primeiras horas da manhã, marcando seu território em uma palmeira Carandá”, diz a legenda da publicação, evidenciando o hábito típico dos machos da espécie.

De acordo com o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Cervídeos Ameaçados de Extinção, do ICMBio, o gesto de ‘coçar’ os chifres em árvores funciona como uma estratégia de marcar o território, afastando outros animais da mesma espécie. Além dessa tática, os cervos também podem usar a urina para demarcar o local.

Nos comentários, os seguidores do perfil elogiam as imagens captadas pelo fotógrafo. “Que registro fantástico”, diz um internauta. “Parece uma pintura. Que espetáculo da natureza”, ressalta outra seguidora.