Deputado diz que medida vai garantir mais segurança a quem passeia no local aos domingos e feriados

Por que carros elétricos podem ser proibidos de andar aos domingos no Parque dos Poderes?
Deputado diz que medida vai garantir mais segurança a quem passeia no local aos domingos e feriados / Foto:  (Reprodução)

Aos domingos e feriados, o trânsito no Parque dos Poderes fica restrito, para receber o projeto ‘Lazer no Parque’. Assim, apenas uma pista da Avenida do Poeta fica liberada para veículos.

No entanto, carros elétricos também podem ficar proibidos de circular na região durante o projeto.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado que ‘fecha’ uma das pistas da avenida que corta o Parque dos Poderes para estimular a prática de exercícios e lazer. No local, pessoas aproveitam para caminhar – sozinhas ou com pet -, andar de bicicleta, patins, skate e outros.

Então, o deputado Júnior Mochi (MDB) apresentou projeto para proibir o trânsito de veículos elétricos durante o projeto.

Isso porque, segundo o parlamentar, a medida traria mais segurança para as pessoas que estiverem no local, já que os veículos não fazem barulho como os de motor a combustão.

A restrição não vale para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que utilizam equipamentos motorizados para locomoção. A fiscalização ficará a cargo dos agentes de trânsito e da Polícia Militar, e quem descumprir a regra poderá ter o veículo retido.

“Queremos preservar o Parque como um ambiente seguro e acessível para o lazer de toda a população”, disse Mochi.

O projeto segue em análise na Assembleia Legislativa.