Um dos presos foi ferido; presos responderão por dano, resistência, lesão corporal e motim.

Policiais penais atiram em presos após motim na Gameleira
Entrada da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira I. / Foto: Henrique Kawaminami

Presos precisaram ser contidos com tiros durante motim no início da tarde desta segunda-feira (22), na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira, localizada na MS-455, área rural de Campo Grande.

Os policiais penais explicaram que dois presos da unidade iniciaram o motim, sendo eles: Lucas Portes da Silva e Lucas Aparecido Lourenço da Silva. Os presos começaram a xingar os policiais de 'vermes', 'porcos', entre outras palavras de baixo calão.

Em seguida, passaram a danificar as celas, as forçando com as mãos. A grade de acesso à cela 2, disciplinar B, acabou se soltando. Para conter o motim, foi necessário o uso da força e solicitado aos internos que retornassem à cela, mas sem sucesso.

Diante dos fatos, o Cope (Comando de Operações Penitenciária) entrou para cessar o motim, momento em que os presos começaram a jogar objetos contra os policiais, que precisaram disparar com a espingarda calibre 12, munição de elastômero.

Um dos tiros atingiu Lucas Aparecido nas costas. Ele recebeu atendimento médico na unidade e depois foi encaminhado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Cepol.

Conforme boletim de ocorrência, os dois presos citados na reportagem respoderão por resistência, motim, dano e lesão corporal.