Outra hipótese levantada para a queda da aeronave seria erro humano.

Polícia apura se mau tempo ou pane podem ter causado queda de avião que matou dois em MS

A Polícia Civil apura as causas da queda da aeronave monomotor de prefixo PU-VVB, que caiu em uma propriedade rural em São Gabriel do Oeste, que fica a 133 quilômetros de Campo Grande, que poderiam ser o mau tempo na região ou uma pane.

Ainda segundo a polícia também não é descartado erro humano o causador da queda do avião que acabou na morte de duas pessoas sendo tio e sobrinho, Valquírio Baseggio e Rubens Borgo no acidente. Alguns destroços da aeronave ficaram espalhados. Os dois ocupantes da aeronave eram do Rio Grande do Sul.

Equipes da Dracco (Departamento de Repressão a Corrupção e ao Crime Organizado), comandada pela delegada Ana Cláudia Medina foram ao local para recolher os destroços para a perícia poder determinar o que realmente teria acontecido.

O avião decolou entre 6 e 7 horas da manhã de quinta-feira (13) e despareceu no radar, sendo que após decolar de São Gabriel do Oeste com destino a Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, foi encontrado após cair em um milharal entre São Gabriel do Oeste e Bandeirantes.

A aeronave era de pequeno porte, modelo RV-9, foi encontrada por equipe do Esquadrão Pelicano da Força Aérea Brasileira e do Corpo de Bombeiros de Coxim.  O voo é realizado em quatro horas e a aeronave tinha autonomia para cinco horas. Por não chegar ao destino, foi acionado o Salvaero (Serviço de Busca e Salvamento) da FAB (Força Aérea Brasileira). Valquírio e Rubens foram encontrados mortos no momento em que as equipes de salvamento, chegaram ao local.

O piloto Valquírio Bassegio, popular “Mané”, era muito conhecido na região, como produtor rural em Coxilha (RS) e Mato Grosso do Sul, publicou o site gaúcho, O Nacional. Bassegio também era presidente do Clube de Tiro e Caça de Passo Fundo, além de destacado colecionador de veículos antigos.