Polícia aborda 215 e tira de circulação 15 bandidos com fichas extensas

O departamento da Delegacia Especializada da Polícia Civil prendeu 15 pessoas, entre eles flagrantes e evadidos da justiça, durante três dias da operação pré-carnaval em Campo Grande. A ação foi baseada em um mapeamento da Sejusp/MS (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública) que apontou região Sul com maior número de criminalidade.

A operação nomeada como “Abre Alas” foi em busca, principalmente, de pessoas evadidas do sistema prisional do Estado. Segundo delegado da Derf (Delegacia Especializada em Roubos e Furtos), Luiz Carlos Ojeda “um levantamento foi realizado para encontrar essas pessoas, pois, foi constatado que os crimes em sua maioria são cometidos por aqueles que já passaram ou possui algo pedente com a justiça”.

As buscas foram realizadas durante três dias, de segunda-feira (1) à quarta-feira (3) em ronda noturnas e diurnas, em áreas com alto indicie de roubos e furtos em via publica, conforme levantado pela Sejusp. Ao total 215 pessoas, 127 e 75 foram abordados durante operação. Nos três dias de operação foram recuperados ainda um carro roubado, porções de maconha, produtos roubados, como celulares e ainda um revólver, calibre 38.

Durante a ação policial, as equipes ainda identificaram novos suspeitos, mapearam novas áreas críticas da cidade e até localizaram condenados de outros estados morando em Campo Grande. Segundo a polícia, operações como a 'Abre Alas' serão realizadas durante todo o ano, como uma maneira de intensificar o trabalho já realizado pela Polícia Militar e Civil.

A operação contou com a participação da Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos), Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado), DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios) e do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros).

Dos 15 presos, quatro foram liberados mediante a pagamento de fiança e audiência de custódia e o restante foi encaminhado para o presídio. 

Confira o nome dos presos:

Ramão Moacir da Silva Júnior, preso preventivamente por tráfico de drogas e receptação;

Elizabete Fialho, condenada por tráfico de drogas;

Marcelo Elias Santos de Oliveira, evadido da justiça, condenado por violência doméstica e autuado em flagrante por receptação;

Wellyson Dias Medrado, evadido da justiça, condenado por roubo, furto, lesão corporal e violência doméstica;

Eduardo Linoln Ferreira, condenado por furto;

Rony Roger da Silva Almeida, evadido da justiça desde 2008;

Rosangela da Silva, condenada por tráfico de drogas e presa em flagrante por receptação;

Thalisson Roberto Camargo Coletti, preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo;

Douglas Figueiredo SIlveira, preso em flagrante por estelionato;

Fabricio Cesar de Barros Fenerich, autuado por posso de 4g de maconha e por conduzir veículo sem CNH;

Pedro Werner Ribeiro Teixeira, autuado por condução de veículo expondo a risco a vida de terceiros, falta de CNH, desobediência e resistência;

Wesley Lopes Ribeiro Texeira, evadido condenado por homicídio;

Roseli Rodrigues Serpa, evadida da justiça e condenada por tráfico de drogas;

Everton Diego Pedrosa, evadido da justiça e condenado por roubo, violação de direito autoral e violência doméstica;

Marcelo Elias Santos de Oliveira, evadido da Justiça e condenado por furto e preso em flagrante por receptação;

Receptação e estelionato 

A operação prendeu em flagrante Douglas Figueiredo Silveira por estelionato. O autor aplicou golpe em um rapaz, que vendia uma pulseira de ouro avaliada em R$ 8 mil.

Segundo informações do delegado Fábio Peró, do Garras, o golpe surgiu de um anuncio da pulseira de ouro que a vítima fez na internet. Douglas se mostrou interessado no produto e marcou de encontrar o vendedor em frente ao aeroporto para negociação. Após avaliarem o produto em uma joalheria, o autor pediu para que a vítima fosse até sua casa buscar o dinheiro. Durante o trajeto em seu carro, Douglas parou o carro em frente a uma casa no Tiradentes, simulando ser a sua e pediu para que a vítima o ajudasse a tirar a bicicleta de seu filho do porta malas. No momento que a vítima desceu do automóvel, Douglas acelerou e fugiu com a joia.

O autor foi localizado no mesmo dia do crime após a vítima procurar a equipe do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a roubo a banco assaltos e sequestros) e confessou que já havia vendido a pulseira.Na terça-feira (2) a joia foi recuperada.

Na região central da Capital, a equipe da Derf prendeu Marcelo Elias Santos de Oliveira evadido da justiça, condenado por violência doméstica e preso em flagrante por receptação. Em sua casa foram encontrados mais de R$ 15 mil em eletrônicos roubados e furtados, anel e moedas de ouro. O rapaz foi um dos suspeitos apresentados a imprensa na tarde desta quinta-feira (4), junto com Everton, Rony e Wellyson.