Pneus deverão ter selo com nível de eficiência e ruído
/ Foto: Divulgação Inmetro

Por enquanto, é assim: para comprar um pneu novo, o proprietário do veículo não tem dados que o auxiliem a decidir se o produto é eficiente e se adequa à sua necessidade.

Mas vai melhorar: em breve, teremos uma maneira de consultar e nos assegurar de que o pneu adquirido realmente nos trará segurança.

O Inmetro publicou em 2012 a Portaria nº 544, de 25 de outubro de 2012, que informa que os pneus terão de passar por uma certificação. E o prazo para seguir essa portaria já chegou aos fabricantes.

Para os pneus novos, que derivam de família, o certificado do Inmetro já está valendo. Em 2016, todos os pneus devem ser fabricados e importados somente em conformidade com os requisitos para a certificação. E em 2018, só poderá ser comercializado pneu com certificação e etiqueta Inmetro.

Essa certificação se aplica para pneus novos destinados a motocicletas, motonetas, ciclomotores, automóveis de passeio e veículos comerciais.

Não será aplicada para veículos de coleção e modelos fora de estrada.
Serão realizados vários testes: ensaio dimensional, ensaio de velocidade sobre carga, de resistência a rolamentos, ruídos e aderência a pista molhada.

Com esses testes, além da emissão de um certificado, aprovando a conformidade do produto, o pneu terá um selo de identificação do Inmetro, que terá de ficar visível e em local onde fique preservado durante a utilização.
Também terá uma etiqueta adesiva: “Etiqueta Nacional de Conservação de Energia - ENCE”, que é um tipo de selo que apresenta informações técnicas sobre o produto:  Essa etiqueta terá as informações da “eficiência energética”, “aderência em pista molhada” e “nível de emissão de ruídos”.