Visando reduzir principalmente os índices de acidentes o 14º Batalhão de Policia Militar Rodoviária intensifica diariamente a fiscalização nas rodovias sob a circunscrição estadual. Os números referentes ao período compreendido entre janeiro e junho de 2015 demonstram que a presença ostensiva das equipes operacionais da Unidade reflete em resultado positivo. De certa forma as fiscalizações foram intensificadas com a finalidade de prevenir a ocorrência de acidentes de trânsito, garantir uma viagem tranquila e segura aos usuários da via, além, de promover a repressão às violações às leis de trânsito, principalmente no combate à ultrapassagem indevida, excesso de velocidade e consumo de bebida alcoólica ao volante.

O policiamento contínuo também está voltado ao combate aos ilícitos, como o contrabando e o descaminho, o tráfico de drogas, roubo e furto de veículos, dentre outros.

Foram obtidos os seguintes números referentes às diversas ações realizadas: Veículos vistoriados 95.607; veículos apreendidos 186; Pessoas abordadas 115.165; Notificações expedidas: 5.958; CLA (Certificado de Licenciamento Anual) recolhidos 672; CNH (Carteira Nacional de Habilitação) recolhidas 182; contrabando/descaminho 158; mandados de prisões cumpridos 10; veículos recuperados roubo/furto 37; armas apreendidas 13.

Dessas ações, destacamos o combate ao contrabando/descaminho e principalmente as apreensões de drogas que chegaram a atingir a quantidade expressiva a seguir: MACONHA 35.729 (trinta e cinco mil e setecentos e vinte e nove) kg; COCAINA 216 (duzentos e dezesseis) Kg; PASTA BASE 93 (noventa e três) Kg e HAXIXE 275 (duzentos e setenta e cinco gramas). Ao todo, foram apreendidos mais de 36 mil quilos de drogas. No período ainda foram apreendidos 334.507 (trezentos e trinta e quatro mil e quinhentos e sete) pacotes de cigarros.

Dados ao resultado o comandante da Unidade, tenente-coronel QOPPM Waldir Ribeiro Acosta agradece o empenho de todo o efetivo que está sempre motivado em prol da defesa da sociedade visando a redução de acidentes de trânsito e combater infrações penais.