A Polícia Militar Ambiental de Campo Grande foi acionada por funcionários da empresa de saneamento básico.

PMA resgata duas antas de 270 kg cada uma na lagoa de tratamento de esgoto em Sidrolândia
A Polícia Militar Ambiental de Campo Grande foi acionada por funcionários da empresa de saneamento básico. / Foto: Divulgação PMA

A Polícia Militar Ambiental de Campo Grande foi acionada por funcionários da empresa de saneamento básico, que atende o município de Sidrolândia ontem (12), em razão de que dois animais da espécie anta (Tapirus terrestris) haviam caído em uma lagoa da estação de tratamento de esgoto doméstico (ETE) do município, a 3 km da cidade e não conseguiam sair. 

Os Policiais Militares Ambientais foram ao local com embarcação e iniciaram o planejamento para a retirada, tendo em vista que a lagoa era de grande porte, com aproximadamente 2.100 m² e profunda.

As equipes verificaram que as antas, um casal com aproximadamente 270 kg cada um dos animais, não conseguiam sair da lagoa devido a manta impermeabilizante que era escorregadia, fato que as deixavam muito estressadas e cansadas. Foi necessário usar um barco para poder laçar os animais com cordas e cambões, para puxá-los para fora com cordas. Mesmo com a embarcação, foi difícil laçar os bichos, tendo em vista que as antas mergulhavam e nadavam muito rápido.

Depois de mais de cinco horas de manuseio e muita paciência, para evitar ferimentos ou acidentes, a PMA conseguiu retirar a anta da lagoa. Os animais não apresentavam ferimentos e foram reinseridos em seu habitat natural, em uma área de mata nas proximidades do local.

 A empresa foi orientada a cercar a lagoa para evitar novos