Recém-nascida estava com obstrução das vias aéreas e equipe constatou o estado de desfalecimento, com sinais de insuficiência respiratória aguda

PM salva bebê de 18 dias engasgada após pedidos de socorro da mãe em Dourados
Recém-nascida estava com obstrução das vias aéreas e equipe constatou o estado de desfalecimento, com sinais de insuficiência respiratória aguda / Foto: Reprodução, Vídeo

Policiais do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) salvaram uma bebê de 18 dias engasgada, na noite dessa quarta-feira (14), em Dourados. Na ocasião, a equipe deslocava para atender uma ocorrência, quando foi surpreendida pela mãe da criança, em estado de desespero, solicitando socorro.

A recém-nascida estava com obstrução das vias aéreas e, na ocasião, a equipe interrompeu imediatamente o deslocamento e constatou o estado de desfalecimento, com sinais de insuficiência respiratória aguda.

O Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) foi acionado e, logo depois, o socorro especializado do Corpo de Bombeiros e SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) chegou ao local.


 

Os policiais iniciaram prontamente os procedimentos de primeiros socorros, realizando a manobra de tapotagem para desobstruir as vias aéreas. Após a intervenção, a bebê apresentou choro, embora com pausas, indicando recuperação parcial da função respiratória.

Cerca de três minutos após o início dos procedimentos, o SAMU assumiu o atendimento e procedeu à remoção da criança para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde ela já apresentava melhora clínica e receberia avaliação médica especializada.

A PM informa que, em casos semelhantes de emergência, é necessário ligar ao 190 ou 192.