Policiais participaram de uma blitz no centro da cidade.

PM participa de campanha contra violência doméstica em Jardim
/ Foto: Divulgação/PM

A PM (Polícia Militar) iniciou as ações de divulgação da campanha “Sinal Vermelho Contra Violência Doméstica) em Jardim nesta sexta-feira (19). A ação foi feita em conjunto a equipe da Prefeitura, com a realização de uma blitz na área central de Jardim, onde foram entregues folders e feitas orientações aos condutores e a população em geral.

A Campanha, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com a parceria com o Tribunal de Justiça de MS e outros órgãos públicos e privados, foi lançada em todo o país no dia 10 de junho. O objetivo é fornecer ajuda às mulheres, vítimas de todos os tipos violência, através da ampliação da rede de apoio. Para isso, a farmácia/drogaria foi o local escolhido para oferecer ajuda a essas vítimas que, ainda que acompanhadas dos agressores, tem fácil acesso ao local.

Nesses ambientes, os atendentes receberão as orientações necessárias ao atendimento da vítima, que se identificará com o sinal “X”, feito com batom vermelho, na palma da mão, para que discretamente, a polícia seja acionada.

A vítima será acolhida pela Polícia Militar e receberá o apoio da rede de proteção. O atendente ou farmacêutico não terão responsabilidade de figurar como testemunha da ocorrência, serão apenas comunicantes.

Em Jardim, a Rede de Apoio conta com o apoio de diversas farmácias que já aderiram à Campanha: Farmácia Econômica (lojas 1 e 2), Farmácia Farmassist, Farmácia Alphard, Drogaria Estela, Drogão Centro – Farmacenter e Drogaria Santo Antônio. Em Guia Lopes da Laguna, a Farmácia Farmassist, também, integrará a rede de solidariedade às mulheres vítimas de todos os tipos de violência.

O Programa Mulher Segura (PROMUSE) em Jardim e Guia Lopes da Laguna, através da Polícia Militar, está empenhado para auxiliar a Campanha e atender todas as mulheres que necessitarem de ajuda no combate à violência.