Plantio de soja em MS alcança 76% da área referente à safra 2015/16

Dados do último levantamento do Siga MS – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, divulgado dia 11, ferramenta de monitoramento da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS, mostram que o plantio de soja já atingiu 76% da área referente à safra 2015/2016 em Mato Grosso do Sul.  O percentual corresponde a 1,82 milhão de hectares do total previsto para a temporada, que é de 2,4 milhões de hectares.

Na maioria dos municípios da região Sul do Estado o plantio atinge 80% ou mais da área semeada. Já no Norte, a estiagem da última semana resultou em baixa umidade do solo, com isso, poucos ultrapassam os 60%. “O atraso da região é de apenas 9% se compararmos com o mesmo período da safra 2014/2015. Com a previsão de chuva moderada para as próximas semanas a expectativa é que o plantio evolua rapidamente”, explica o analista de grãos da Aprosoja/MS, Leonardo Carlotto.

No que diz respeito à sanidade das lavouras, de acordo com informações do Consórcio Antiferrugem, até o momento há apenas um registro da doença no município de Dourados, o mesmo número da safra passada. “O produtor tem feito a tarefa de casa e tomado todos os cuidados necessários para evitar o aparecimento de focos da ferrugem nas lavouras. Ainda assim, na fase de desenvolvimento da planta, é preciso redobrar a atenção”, ressalta o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortlotto.

A estimativa da Aprosoja/MS, é que o Estado produza 7,4 milhões de toneladas do grão e que a área plantada supere em 4,5% o alcance registrado no ciclo anterior, quando registrou 2,3 milhões de hectares.