Plantas que não dependem de terra vivem até em fiação elétrica
Bromélias dão o ar da graça até na fiação elétrica. / Foto: Marcos Ermínio

Elas parecem ninho de passarinho ou matinhos pendurados em fios e não precisam de terra para sobreviver, apenas de um apoio para dar o ar da graça. Em Campo Grande, basta dar uma volta para encontrar as bromélias, plantas que vivem em tronco de árvores, pedras e até em fiação elétrica.

Na Avenida Guaicurus, próximo ao campus de uma faculdade, as bromélias chamam a atenção de quem passa pelo local por estar sobre frestas de fios.

O comerciante Fabiano Chaparro, 28 anos, que tem uma barraca de verduras na esquina da via, pensava que o vento levava a plantinha para o local, mas que ela não poderia viver ali, até porque não tem terra. “É muito interessante, mas será que uma planta consegue sobreviver em cima de fios de energia?", questionou.

Sim. A resposta é da professora doutora do curso de Agronomia da Uniderp/Anhanguera, Denise Renata Pedrinho. Ela explica que as plantas estão nas árvores e as sementes são levadas para diversos lugares pelo vento e pezinhos de passarinhos.

As plantas, chamadas de epífitas, não dependem de terra para sobreviver, apenas de outros objetos que servem como suporte. Elas têm mecanismos para absorver nutrientes e água sem precisar do solo. “As bromélias são encontradas em pedras, cascas das árvores e no caso da cidade, as sementinhas voam e fixam nos fios”, diz.

Conforme a professora, a planta tem folhas fininhas e fabrica o próprio alimento através da fotossíntese. Essa espécie possui um tipo de pelo modificado, que ajuda na retenção de água, umidade e poeira, os três auxiliam na nutrição dela. A espécie não causa prejuízo à fiação elétrica. “As bromélias migram das árvores, dão o ano todo e vão se proliferando”, destaca. Outra espécie da mesma família da bromélia é a orquídea.