Assessoria trocou nome de usuário de '@planalto' para '@agoranoplanalto', e o perfil antigo ficou liberado. Planalto não respondeu por que não registrou a conta antiga antes da mudança.

 Planalto perde domínio no Twitter, e novo administrador faz postagens contra Temer
Página do Twitter com o perfil antigo do Planalto após ter sido assumido por outro administrador / Foto: Reprodução / Twitter

O antigo perfil do Palácio do Planalto no Twitter, identificado como @planalto, foi assumido nesta sexta-feira (12) por um administrador não identificado que passou a postar comentários contrários ao governo do presidente Michel Temer.

A assessoria de comunicação da Presidência, responsável pela gestão da conta do Planalto no microblog, trocou o nome do usuário nesta sexta para incluir a palavra “agora”. Com a medida, a conta oficial da presidência no Twitter passou a se chamar @agoranoplanalto.

A mudança nas contas marca o primeiro ano da gestão Temer. A ideia é que as pessoas parem de associar a gestão atual ao passado. Com a troca, no entanto, o perfil antigo ficou liberado.

Sob nova administração, o perfil antigo passou a postar comentários como “foi golpe mas foi ‘top’”, em referência ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que levou Temer à Presidência. O perfil também publicou uma montagem associando-o ao satanismo.

No site do Palácio do Planalto, no entanto, o novo domínio ainda não havia sido atualizado até o fechamento desta reportagem. Por isso, o ícone na página do governo federal que encaminha o usuário para o Twitter ainda continuava conectado com o perfil antigo.

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Presidência ainda não se pronunciou sobre o assunto nem respondeu porque não registrou no Twitter a conta antiga antes de mudar o nome do perfil – medida que poderia impedir a perda do domínio.

Reação
 
Após a assessoria da Presidência ter sido avisada sobre os posts, a conta @planalto foi suspensa pelo Twitter às 18h05 desta sexta.

Em nota, após o perfil ter sido suspenso pelo Twitter, o Planalto afirmou em nota: “durante o processo de migração, a conta do Planalto no Twitter foi usada por terceiros, mas já foi retirada do ar”.

Segundo as regras do microblog, perfis podem sair do ar se houver suspeita de que “uma conta foi invadida ou comprometida”. A medida pode valer até que o domínio seja protegido ou restaurado pelo proprietário.