Segundo as empresas, o perfil de segurança da vacina foi comparável ao da faixa etária de 16 a 25 anos, que havia sido testada previamente.

Pfizer e BioNTech anunciam que vacina é segura em crianças de 5 a 11 anos
Vacinas são seguras para crianças. / Foto: Rodrigo Buendía / AFP

As empresas Pfizer e BioNTech anunciaram, nesta segunda-feira (20), que a vacina desenvolvida por elas contra a Covid-19 é segura e induziu uma resposta imune "robusta" em crianças de 5 a 11 anos. As informações são do G1.

Os dados vêm de testes de fases 2 e 3 que estavam sendo conduzidos de forma simultânea pelas empresas.

As crianças dessa faixa etária receberam uma quantidade menor da vacina: duas doses de 10 µg (microgramas) administradas com 21 dias de intervalo. Nos adolescentes a partir dos 12 anos, a dose era de 30 µg.

"As respostas de anticorpos nos participantes que receberam doses de 10 µg foram comparáveis às registradas em um estudo anterior da Pfizer-BioNTech em pessoas de 16 a 25 anos de idade imunizadas com doses de 30 µg", disse a Pfizer em um comunicado à imprensa.

Ainda segundo o site, a empresa afirmou que a dose de 10 µg foi "cuidadosamente selecionada como a dose preferida para segurança, tolerabilidade e imunogenicidade [indução de geração de anticorpos] em crianças de 5 a 11 anos de idade.

"Estes são os primeiros resultados de um ensaio fundamental de uma vacina contra a Covid-19 nessa faixa etária", anunciou a Pfizer.