Foi cumprido um mandado de busca e apreensão

PF prende suspeito de armazenar material de abuso sexual de crianças e adolescentes em MS
Foi cumprido um mandado de busca e apreensão / Foto: Foto: Divulgação, PF

A PF (Polícia Federal) deflagrou na quinta-feira (4) a Operação Cão Sarnento, contra um suspeito de armazenar e compartilhar material de abuso sexual de crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul. 

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão. No telefone celular do suspeito, os policiais encontraram conteúdo ilícito, o que levou à prisão em flagrante.

O investigado poderá responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material contendo cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes.

Operação em Campo Grande
No último dia 22 de agosto, a PF deflagrou a Operação Rede Limpa 17, com o objetivo de combater crimes de abuso sexual infantojuvenil na internet. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Campo Grande.

Durante a ação, em uma residência na Capital, foram recolhidos dispositivos eletrônicos para a investigação, os quais serão encaminhados à perícia para a análise para apurar outros possíveis envolvidos.

Como orientar crianças e adolescentes sobre riscos de abuso sexual?
A PF alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos sobre a navegação na internet, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.

Conversar abertamente sobre os perigos do ambiente virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. 

Também é muito importante ficar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador. 

Além disso, pais e responsáveis precisam ensinar crianças e adolescentes a agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda.