Auditores fiscais foram alvo da operação

PF deflagra operação contra corrupção e contrabando nos portos do Rio de Janeiro

A Polícia Federal deflagrou a operação ‘Mare Liberum’, que tem o objetivo de reprimir esquema de facilitação de contrabando e descaminho no Porto do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (28). A atividade possui o apoio do Gaeco/MPF (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal) e da Corregedoria da Receita Federal.

Os oficiais cumprem 45 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Também há o afastamento dos cargos de 17 auditores fiscais e oito analistas tributários, com medidas de bloqueio de bens e restrições a atividades profissionais de nove despachantes.

Investigação da PF apontou a atuação de grupo estruturado na liberação irregular de mercadorias, com divergência nos importados e declarados e possível supressão de tributos. Os investigados poderão responder por crimes de corrupção, associação criminosa, contrabando, descaminho e lavagem de dinheiro.


 

*Com informações da Polícia Federal no Rio de Janeiro.