Petrobras reduz preço da gasolina, que pode cair 9 centavos nos postos
Petrobras anunciou redução nas refinarias, mas queda do preço nos postos não é garantida / Foto: Arquivo

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (25) a redução em 5,4% do preço da gasolina e de 3,5% do diesel na refinarias, após avaliação mensal feita pelo GEMP (Grupo Executivo de Mercado e Preços). A decisão pode ter reflexo no preços dos combustíveis nos postos, onde chega ao consumidor final.

Se a redução for repassada integralmente por distribuidores e revendedores, sem alterações em outros quesitos que compõem o valor final dos combustíveis, o preço médio do litro da gasolina pode cair até R$ 0,09 (2,4%) nas bombas, enquanto que o do diesel pode chegar a uma queda de R$ 0,07 (2,2%).

Essa redução não é garantida que chegue aos postos, já que a legislação brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, e as revisões feitas para as refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor.

Influências - Conforme a empresa, o aumento significativo nas importações no último mês, contribuiu, predominantemente, para a redução, porque obrigou ajustes de competitividade da Petrobras no mercado interno.

A empresa acrescentou que a importação de gasolina por terceiros para o mercado interno passou de 240 mil metros cúbicos (m3), em fevereiro, para 419 mil, em abril, e a previsão é que se mantenha em torno deste nível em maio.

Já com relação ao diesel, a importação subiu de 564 mil m3, em fevereiro, para 811 mil, em abril. A expectativa é superar 1 milhão de metros cúbicos em maio. O GEMP avaliou ainda os fatores relacionados ao preço dos derivados no mercado internacional e a oscilação da moeda nacional.