Até agora, 12 mil pesquisadores do País foram beneficiados.

Pesquisadores poderão prorrogar bolsas de mestrado e doutorado por até três meses
Mais de 12 mil bolsistas serão beneficiados. / Foto: Robson Moura/TV Brasil

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) implementou, no início do mês de maio, uma medida que garante aos bolsistas de mestrado e de doutorado prorrogarem o benefício por até três meses.

Até agora, 12 mil pesquisadores do País foram beneficiados. A medida visa diminuir o impacto causado pela pandemia do novo coronavírus na pós-graduação brasileira.

A implementação não terá impacto no resultado da avaliação.

A Capes recomendou que as instituições prorroguem a duração das bolsas que tenham sido prejudicadas com as restrições do isolamento social.

Durante o período de extensão do benefício, as cotas continuarão ocupadas no sistema e não poderão ser utilizadas para inclusão de outros bolsistas.

Leonardo Domingues, aluno do programa de pós-graduação em Meteorologia da Universidade de São Paulo (USP), teve o andamento de pesquisa afetado pelo isolamento social.

Com a bolsa expirando em maio, a prorrogação vai permitir que ele tenha mais tempo para finalizar a tese. "Essa possibilidade me trouxe muita alegria e satisfação.

Esta é uma etapa em que eu gostaria de escrever com calma e bastante atenção" afirmou.

Os pedidos devem ser feitos por cada Instituição de Ensino Superior (IES) ou Coordenação de Programa de Pós-graduação diretamente no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA).

A Portaria nº 55 autoriza a extensão do benefício durante a vigência da bolsa conforme critérios estabelecidos no documento.

Covid-19
Desde o início da pandemia, a Capes prorrogou a duração de bolsas internacionais, financiou o retorno antecipado de pesquisadores ao Brasil, além de alterar prazos relacionados à avaliação.

Para auxiliar os pesquisadores no combate ao vírus, a Capes lançou também o Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, com investimento de R$ 200 milhões, 2.600 bolsas de pesquisa para cursos das áreas de Saúde e Exatas e apoio a até 87 projetos de pesquisa.

Com informações da Capes