Ratinho Jr. e Tarcísio de Freitas também foram monitorados pelo instituto Paraná Pesquisas.
A nova rodada do levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta sexta-feira 29, mostra que as candidaturas de Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) têm níveis semelhantes de rejeição para 2026. O petista, porém, reúne um maior volume de apoiadores convictos na comparação com o senador.
A primeira pergunta feita pelo instituto trata do grau de conhecimento de brasileiros sobre os potenciais candidatos à Presidência. Lula, neste ponto, é disparadamente mais conhecido do que Flávio. São 82,1% de eleitores que marcam a opção “conhece bem” quando questionados sobre a candidatura. Outros 16,1% dizem apenas terem “ouvido falar” sobre o atual presidente em busca de reeleição. O grupo que diz desconhecer Lula soma apenas 1,9%.
Para Flávio os índices de desconhecimento são maiores: 12,4% dizem não saber quem é o senador que pretende participar da disputa pela Presidência neste ano; outros 52,7% apenas ouviram falar sobre o político. Só 34,9% dizem conhecer bem o perfil de Flávio Bolsonaro.
Receba, em primeira mão, as principais notícias da CartaCapital no seu WhatsApp!Inscreva-se
Rejeição e potencial de voto
O instituto então mediu os níveis de rejeição e potencial de voto para os dois candidatos entre aqueles eleitores que possuem algum conhecimento sobre eles. Veja os resultados:
Lula
Com certeza votaria nele para Presidente do Brasil – 31,5%
Poderia votar nele para Presidente do Brasil – 22,3%
Não votaria nele de jeito nenhum para Presidente do Brasil – 45,3%
Não sabe/não opinou – 0,9%
Flávio Bolsonaro
Com certeza votaria nele para Presidente do Brasil – 26,3%
Poderia votar nele para Presidente do Brasil – 28,1%
Não votaria nele de jeito nenhum para Presidente do Brasil – 44,7%
Não sabe/não opinou – 0,9%
Ratinho Jr. e Tarcísio de Freitas
O Paraná Pesquisas também monitorou os mesmos índices para os governadores Ratinho Jr. (PSD-PR) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP). O paranaense é um dos que indicam desejo de participar da corrida ao Planalto em 2026, mas enfrenta resistências no próprio partido. O chefe do governo paulista, por sua vez, é citado como opção da direita, mas tem descartado a possibilidade de participar da disputa, indicando que será candidato à reeleição em São Paulo.
A dupla, convém registrar, é mais desconhecida do que Lula e Flávio: 31,3% dizem não saber quem é Ratinho, e 22,7% marcam a mesma opção quando questionados sobre Tarcísio.
Entre aqueles que ao menos já ouviram falar nos políticos, 33,8% dizem que não votariam de forma alguma no governador do Paraná e 36,1% rejeitam enfaticamente a candidatura do governador de SP. Apoiadores convictos somam 5,3% no caso de Ratinho e 15,1% no caso de Tarcísio. Eleitores em potencial somam 60% para o pessedista e 48,1% para o republicano.
A pesquisa divulgada nesta sexta ouviu 2.080 eleitores dos 26 estados e do Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas entre os dias 25 e 28 de janeiro e os resultados têm margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral é o BR-08254/2026.











Olá, deixe seu comentário!Logar-se!