Pesquisa da Embrapa ajudará apicultores a aperfeiçoar produção
Pesquisa contribuirá também para a conservação das plantas apícolas / Foto: Fernando Sinimbu/Embrapa

Trabalho desenvolvido no Piauí e no Maranhão vai contribuir para que produtos como mel, própolis e pólen cheguem mais facilmente aos consumidores

Apicultores da região Meio-Norte, que compreende os estados do Piauí e do Maranhão, terão informações mais precisas sobre as espécies que favorecem a produção de flores.

Pesquisadores da Embrapa mapeiam a flora apícola nos biomas da região, para que os produtores possam escolher os locais adequados à instalação de apiários.

O trabalho científico vai contribuir para que produtos como mel, própolis e pólen apícola cheguem mais facilmente e com menor preço ao consumidor.

A pesquisa contribuirá também para a conservação e para o incremento das plantas apícolas e das espécies de abelhas nativas nos biomas estudados, como Cerrado, Caatinga, regiões de transição e de Manguezais.

O estudo, que começou em 2004, vai possibilitar ainda a adoção de estratégias de manejo das colônias conforme os períodos de floração das plantas. O resultado dará segurança e eficiência ao apicultor.

Os trabalhos estão concentrados atualmente nos biomas Matas de Cocais, em Teresina (PI), em áreas de Cerrado do Piauí e do Maranhão e nas Vegetações Litorâneas, no Delta do Rio Parnaíba.

O estudo será concluído em dois anos, segundo previsão da pesquisadora Fábia de Mello Pereira, da Embrapa Meio-Norte (PI).

As informações chegarão aos apicultores por meio de um livro, com fotos e todo o detalhamento da flora apícola da região. Um artigo também será disponibilizado à comunidade científica.