Condutor de 21 anos, que já possui histórico criminal, tentou fugir da PM em alta velocidade e pilotava veículo irregular de origem paraguaia.



Perseguição policial termina com motociclista detido e uso de elastômero em Maracaju
Condutor de 21 anos, que já possui histórico criminal, tentou fugir da PM em alta velocidade e pilotava veículo irregular de origem paraguaia. / Foto: 15º BPM de Maracaju

Uma tentativa de abordagem por infração de trânsito evoluiu para uma perseguição em alta velocidade na noite do último domingo (25), na Vila Adrien. O episódio resultou na detenção de um jovem de 21 anos, identificado pelas iniciais J. S. A., após ele colocar em risco a segurança de pedestres e da equipe policial.

A Fuga

O incidente começou por volta das 21h14, quando policiais militares avistaram uma motocicleta transitando pela Rua Américo Carlos com um passageiro sem capacete. Ao notar a viatura, o passageiro saltou da moto ainda em movimento e fugiu a pé. O condutor, por sua vez, ignorou as ordens de parada e iniciou uma fuga perigosa, avançando sinais de parada obrigatória e cruzando vias preferenciais.

Segundo o relatório da PM, durante o acompanhamento tático, o motociclista levava repetidamente a mão à cintura, gerando a suspeita de que estivesse armado. Para cessar a direção perigosa em um local isolado, os militares efetuaram um disparo de munição de impacto controlado (elastômero). Pouco depois, o jovem perdeu o controle do veículo ao tentar fazer uma conversão e caiu.

Irregularidades e Histórico

Na abordagem, os policiais constataram que o condutor não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, a motocicleta era de origem estrangeira (Paraguai) e não tinha registro no Brasil. O jovem já é conhecido nos meios policiais, acumulando passagens por receptação, desobediência e direção perigosa.

Encaminhamento

Com escoriações leves devido à queda, o autor foi detido e levado à Delegacia de Polícia Civil de Maracaju. A motocicleta foi apreendida e encaminhada ao pátio do Detran.