Operação em Jaraguá do Sul cumpre mandados de busca e apreensão nesta segunda-feira (30); página enaltecia violência dentro de escolas.

Perfil em rede social que incentivava violência dentro de escolas em SC é investigado
Perfil incentivava violência dentro de escolas em Jaraguá do Sul. / Foto: MPSC/Divulgação/ND Mais

Um perfil nas redes sociais que divulgava e incentivava violência dentro de escolas em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, está sendo investigado pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). Na manhã desta segunda-feira (27), uma operação cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de um suspeito.

A operação, coordenada pelo CyberGAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) conta com o apoio da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul. As investigações tramitam sob sigilo.

Conteúdos em alta
Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e de quebra de sigilo de dados telefônicos e de informática, além de aplicação de monitoramento com tornozeleira eletrônica, entre outras medidas diversas da prisão. O investigado está proibido de acessar estabelecimentos educacionais.

Perfil enaltecia violência dentro de escolas
A Polícia Militar de Jaraguá do Sul recebeu informações sobre um perfil em rede social que estaria promovendo apologia criminosa. Imediatamente, acionou o CyberGAECO, que conseguiu identificar o titular da conta, que já apresentava histórico criminal.

Os materiais apreendidos durante as diligências foram encaminhados à Polícia Científica, que realizará exames e emitirá os laudos periciais. As evidências serão analisadas para dar prosseguimento as diligências investigativas, identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração da extensão da rede criminosa.

A ação visa conter e desestimular discursos de ódio constantemente promovidos na internet, por meio de perfis anônimos, os quais apresentam a falsa sensação de impunidade para aqueles que propagam e incentivam violência.