Espaço é usado para denúncias contra atendimento

"Você está bem e só tem doença de velho". Segundo o pedreiro José Odair dos Santos, de 44 anos, essa é a frase que fez com que ele criasse em 2013, uma página no Facebook destinada à reclamações sobre o atendimento de peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O espaço já recebeu mais de 46 mil curtidas na rede social e acumula milhares de relatos.
Santos afirma que buscou o órgão depois de sofrer um acidente que o impossibilitou de trabalhar por determinado período. Ele destaca que durante a perícia foi ironizado pelo médico, que atestou não ter constatado incapacidade laboral.
"Eu fui atropelado, ninguém prestou socorro. Sofri ferimentos na coluna, nos joelhos e no ombro, não conseguia nem me mexer direito e por causa disso não conseguia mais trabalhar. Fiquei assim por muito tempo. Passei pelo o INSS para que pudesse receber o auxílio doença, mas durante a perícia o médico, que era um ginecologista, disse que eu estava bem, só tinha doença de velho e que poderia trabalhar", relata.
O pedreiro diz que depois da perícia, não retornou ao órgão e entrou com uma ação judicial. "Eu queria que o médico fosse responsabilizado porque não se trata uma pessoa doente dessa forma, mas a ação é apenas contra o INSS, até agora não deu em nada. Eu quero justiça pelo que passei", frisa.
Em meios às publicações mais recentes, feita na última segunda-feira (30), Santos comenta o caso. A postagem também mostra a foto, e revela dados como o nome e a licença médica do profissional. "Eu divulguei porque quero que todos saibam o que aconteceu comigo e quem é o médico que fez isso", explica.
A assessoria de comunicação do INSS garante não ter registro de reclamação em nome de José Odair dos Santos e que constam apenas informações sobre quatro atendimentos do segurado, nas agências da Previdência Social, em busca de auxílio-doença.
Conforme a assessoria de comunicação do órgão, Santos não se apresentou para um quinto atendimento e nas perícias anteriores "não foi encontrada incapacidade laboral" e, por esta razão, o pedido de auxílio doença foi indeferido.
Em nota enviada ao Jornal Midiamax, a assessoria de comunicação explica que reclamações dos segurados devem ser feitas na Ouvidoria do INSS, tanto por escrito, quanto pela internet ou por meio do telefone: 135.
De acordo com a orientação, a formalização da reclamação é necessária para que haja levantamento das reclamações, acusações e denúncias feitas contra servidores.
A assessoria de comunicação do INSS ressalta ainda que após a formalização na Ouvidoria é aberto processo administrativo e que casos que envolvem a categoria médica são enviados à Comissão de Ética para que o procedimento seja analisado. A punição varia entre advertência, suspensão e cassação da licença do profissional.
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