PCMS divulga novos resultados e convocações do concurso para escrivão e investigador

PCMS divulga novos resultados e convocações do concurso para escrivão e investigador
Certame está em andamento desde julho / Foto: (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul publicou, no DOE (Diário Oficial do Estado) desta segunda-feira (5), uma série de editais que alteram resultados e tratam de convocações no concurso público para os cargos de escrivão e investigador de Polícia Judiciária. As mudanças ocorrem após decisões judiciais liminares que beneficiam candidatos em condição sub judice.

O certame, organizado pelo Instituto Avalia, ofereceu 300 vagas para investigador (nível superior) e 100 vagas para escrivão (nível médio), com salário inicial de R$ 6.569,53.

Entre as principais providências, estão alterações no resultado definitivo da entrevista de verificação de candidatos autodeclarados negros e no exame de aptidão física. As mudanças atendem a determinações judiciais específicas e consideram favoráveis alguns candidatos que haviam sido considerados inaptos em fases anteriores do certame.


 

Com isso, foi divulgada uma nova lista de candidatos convocados para matrícula no curso de formação policial, também na condição sub judice. Nos demais casos, apesar da aprovação nas etapas, os candidatos permanecem fora do quantitativo de vagas previsto no edital de abertura, devido à pontuação mínima exigida.

Convocação para matrícula
A matrícula ocorre exclusivamente de forma on-line, no período de 6 a 8 de janeiro de 2026, até às 23h59, por meio do site da banca organizadora. Para efetivar a matrícula, será obrigatória a apresentação de uma extensa lista de documentos pessoais, acadêmicos, eleitorais, militares (quando aplicável), certidões judiciais e atestado médico de aptidão física.

Contudo, a ausência de documentos, o não cumprimento do prazo ou a não apresentação ao curso resultará na eliminação do candidato do concurso.

Curso de formação
O curso de formação policial terá carga horária mínima de 600 horas/aula. A formação abrange período integral, sob coordenação da Acadepol (Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira), em Campo Grande. As atividades poderão ocorrer também em fins de semana, feriados e no período noturno.

Durante o curso, será exigida frequência mínima de 90% e aproveitamento mínimo de 70% em cada disciplina. O curso tem caráter eliminatório, e o aluno poderá ser desligado caso não apresente conduta compatível, idoneidade moral ou aptidão física, médica e psicológica.

Os alunos regularmente matriculados terão direito a uma ajuda de custo, destinada a despesas como transporte e alimentação. No entanto, deverão ressarcir o Estado caso desistam do curso, o que também vale para aprovados que não tomarem posse no cargo.