Neste primeiro dia, os candidatos responderam questões de linguagens, de ciências humanas e fizeram a redação.

Participantes do ENEM em Campo Grande revelam surpresa com redação e se dividem sobre dificuldade das provas
Jonatas Santana Santos, de 18 anos, que já cursa uma faculdade, a de Ciências da Computação e fez as provas do ENEM em Campo Grande porque pode decidir trocar de curso. / Foto: Anderson Viegas/G1 MS

Os primeiros alunos a deixarem alguns dos locais de prova do ENEM em Campo Grande neste domingo (3), revelaram surpresa com o tema escolhido para a redação, democratização do acesso ao cinema no Brasil, e se dividiram sobre o grau de dificuldade das provas.

Neste primeiro dia, os candidatos responderam questões de linguagens, de ciências humanas e fizeram a redação.

Jonatas Santana Santos, de 18 anos, que já cursa uma faculdade, a de Ciências da Computação e fez as provas porque pode decidir trocar de curso, comentou que achou as questões deste ano mais tranquilas que as do ano passado.

“Só a redação que ninguém estava preparado. Pegou todo mundo de surpresa. Mas de um modo geral acho que fui bem”, disse o candidato.

Já Graziela da Silva Cardoso, de 23 anos, comentou que não achou as provas deste primeiro dia de ENEM fáceis. “Não estava fácil. Caiu muito sobre conteúdos atuais. E a redação pegou todo mundo de surpresa, porque diante de outros assuntos que foram notícia esse ano, foi meio inesperado”, diz a participante, completando que pretende usar a nota do exame para conseguir uma vaga em curso de Fisioterapia.

Por sua vez, as irmãs Bianca Rodrigues, de 19 anos, e Beatriz Rodrigues, de 22 anos, avaliaram a prova como “mais ou menos difícil”. Elas disseram que foram muito bem nas provas de língua estrangeira, uma vez a de espanhol e a outra a de inglês, mas que a redação é uma interrogação. “Não sei se fui bem. O tema democracia no acesso ao cinema brasileiro me pegou de surpresa”, comentou.

As duas irmãs são alunas de cursos superiores de Educação à Distância (EaD) e pretendem usar as notas do ENEM para fazer uma faculdade no sistema presencial.