Parceria Público-Privada  no agronegócio é destacada no Showtec
Autoridades políticas e de classes no estande da Embrapa.

No primeiro dia da 19ª Edição do Showtec (Maracaju), uma das maiores feiras de Agronegócio de Mato Grosso do Sul, a importância da parceria público-privada (PPP) foi destacada entre as autoridades presentes na abertura do evento, na manhã de 21 de janeiro.

O presidente da Fundação MS, Luiz Alberto Moraes Novaes, (conhecido como Mandi), ressaltou a necessidade de ampliar o trabalho conjunto, da iniciativa pública e privada, entre universidades, instituições de pesquisa e empresas diversas do agronegócio.

"Temos que aproveitar as potencialidades de instituições como Embrapa e universidades, e construir parcerias para potencializar os trabalhos de pesquisas e transferir os resultados aos produtores", disse o presidente da Fundação organizadora do evento.

O chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Guilherme Asmus, afirma que uma das maiores vantagens na parceria-publico-privada é colocar os conhecimentos e produtos gerados pela Embrapa no mercado por meio da iniciativa privada.

Ele exemplifica com as bactérias multifuncionais, como as promotaras de crescimento de plantas e as fixadoras de nitrogênio, desenvolvidas pela Embrapa. A Instituição não as comercializa, mas pode licenciá-las a empresas que tenham interesse.

Para Asmus, a medida que se entende a complementaridade dos papéis e das competências de cada instituição dentro da agropecuária, aumenta o alcance das tecnologias desenvolvidas. "A parceria entre Embrapa e Fundação MS, por exemplo, apesar de não envolver troca de recursos financeiros, é complementar. A Embrapa gera conhecimentos básicos e fundamentais, e a Fundação MS, que tem uma permeabilidade no setor agropecuário, valida os resultados por meio de experimentos em grande escala".

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que fez sua primeira visita oficial ao Estado durante o Showtec, também destacou a importância da PPP. "A agropecuária é o sustentáculo da economia no Brasil. E o governo precisa ser parceiro do setor, precisa ser ativo para se inserir no segmento produtivo. E a parceria entre público e privado melhora tanto o desenvolvimento do governo, das instituições e da sociedade", ressaltou Azambuja.

Showtec 2015

Neste ano, no novo parque do Showtec, há mais de 130 expositores e cerca de 500 tecnologias apresentadas para culturas como soja, milho, cana-de-açúcar e tecnologias como ILPF, Agricultura de Precisão e de novas máquinas.

Segundo Mandi, o objetivo com o Showtec é possibilitar a aproximação do produtor rural com tecnologias comprovadamente viáveis . "Aqui é uma demonstração das pesquisas prontas - que podem ser colocadas em prática pelo produtor - através palestras, debates e giros tecnológicos a campo do mais alto nível", disse Mandi.

Visita ao Estande da Embrapa

Após a abertura do Showtec, as autoridades presentes visitaram os estandes do evento. No Estande da Embrapa,que teve movimento durante todo o dia, as autoridades, a imprensa, os produtores, os técnicos e demais visitantes foram recebidos pela equipe das seis Unidades da instituição: Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Gado de Corte (Campo Grande), Pantanal (Corumbá, MS), Instrumentaçao (São Carlos, SP), Soja (Londrina, PR) e Solos (Rio de Janeiro, RJ).

Entre as autoridades no Estande, além das já citadas, estavam o superitendente da Agricultura de MS, Orlando Baez, representando o Ministério da Agricultura; o chefe geral da Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares; o presidente da Biosul, Roberto Hollanda; o prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja; o deputado estadual Zé Teixeira, os deputados federais Geraldo Resende e Tereza Cristina.

Eles conheceram dois softwares desenvolvidos pela Embrapa, SisCob e GeoField, que decodificam imagens aéreas feitas por Vants/drones, utilizados na agricultura para verificar, entre outras ações, falhas na lavoura. Os programas de computador foram apresentados pelo pesquisador Lucio Jorge, da Embrapa Instrumentação, que também explicou em palestra o uso adequado dos Vants no auditório da Embrapa. Em seguida, foi feita a demonstração de um drone no campo e como as imagens são visualizadas.

Parceria Público-Privada  no agronegócio é destacada no Showtec