67 detentos continuam foragidos da Penitenciária de Pedro Juan Caballero, na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul. Polícia continua com buscas e investiga do caso.

Paraguai divulga nova lista de foragidos de penitenciária na fronteira; 9 foram recapturados
Nova lista de recapturados e foragidos da Penitenciária em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, foi divulgada na manhã desta quinta-feira (23). / Foto: Polícia Nacional Paraguai/Reprodução

A Polícia Nacional do Paraguai divulgou, na manhã desta quinta-feira (23), uma nova lista, incluindo várias informações que não estavam na anterior, como nome, idade, foto e causa da pena dos 76 foragidos da Penitenciária de Pedro Juan Caballero no último domingo (19). No presídio, que fica próximo da fronteira paraguaia com Mato Grosso do Sul, na cidade de Ponta Porã, estavam muitos integrantes de uma facção criminosa de São Paulo, que também opera no Paraguai.

De acordo com o Ministério Público do país vizinho, 9 presos foram recapturados - um deles no momento da fuga, por um túnel -, e 67 continuam foragidos.

Dos outros recapturados, três foram encontrados nesta quarta-feira (22), sendo dois em uma área que fica a cerca de 12 quilômetros de Pedro Juan Caballero; e um que se entregou, após um pedido dos pais. Este último, o paraguaio Cristian Javier Benítez Vera, ainda afirmou que os chefes da facção criminosa saíram antes dos outros da Penitenciária, e pela porta da frente.

Na manhã desta quinta, familiares de Cristian denunciaram que ele teria sido agredido por agentes na volta à penitenciária. Equipes da Força Nacional paraguaia entraram no presídio para apurar a denúncia, que seguirá sendo investigada pelo MP do Paraguai.

Nesta quarta, a Justiça paraguaia decretou a prisão preventiva de 31 agentes e do diretor do presídio, por suspeita de facilitarem a fuga. Eles devem responder por associação criminosa, e outros crimes. A perícia na cadeia paraguaia já foi realizada e as investigações continuam para entender como essa fuga em massa aconteceu.