Papa pede a atletas que sejam mensageiros de fraternidade nos Jogos do Rio
Papa Francisco parabenizou os atletas que participarão dos Jogos Olímpicos de 2016. / Foto: EFE/Tomaso Crocchioni

O papa Francisco parabenizou nesta sexta-feira os atletas que participarão dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e pediu que eles sejam "mensageiros da fraternidade" e do "autêntico espírito esportivo".

"Felicitações aos atletas do #Rio2016. Sejam sempre mensageiros de fraternidade e de autêntico espírito esportivo", afirmou o pontífice em seu perfil oficial no Twitter.

O papa já tinha se dirigido ontem aos atletas e os encorajou a "terminar juntos a corrida" e a conseguir, como prêmio, "uma civilização na qual a solidariedade reine.

"Faço votos de que o espírito dos Jogos Olímpicos possa inspirar a todos, participantes e espectadores, a combater o bom combate e a terminar juntos a corrida, almejando alcançar como prêmio não uma medalha, mas algo muito mais valioso: a realização de uma civilização onde reine a solidariedade", disse o papa no Vaticano.

Além disso, Francisco dedicou ao esporte o vídeo que publica a cada mês durante este Ano Santo Extraordinário e no qual afirma aos fiéis suas intenções de oração.

"Com o esporte é possível construir a cultura do encontro entre todos, por um mundo de paz. Sonho com o esporte como a prática da dignidade humana transformada em um veículo de fraternidade", defendeu o pontífice na gravação.

O papa defendeu em múltiplas ocasiões o valor social do esporte e suas mensagens neste sentido se repetindo nos últimos dias, diante da proximidade do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.