Papa Francisco diz ter planos de visitar Bolívia, Paraguai e Equador em 2015

O papa Francisco anunciou nesta segunda-feira que planeja visitar Bolívia, Paraguai e Equador em 2015, um ano em que também pretende viajar à África, disse o pontífice a jornalistas durante o seu voo de volta a Roma após sua visita às Filipinas.

O presidente boliviano, Evo Morales, disse mais cedo numa entrevista coletiva que o papa havia anunciado, de forma não oficial, sua visita aos três países latino-americanos em meados deste ano.

O próprio Francisco confirmou a viagem à América Latina a bordo do avião papal que o levava a Roma, depois de uma viagem de uma semana pela Ásia. Ele também anunciou planos de visitar Uganda e República Centro-Africana.

Segundo uma entrevista ao jornal La Razón, Morales revelou que sugeriu a Francisco, de 78 anos, que chegasse à Bolívia por Santa Cruz por razões de saúde. Contudo, o pontífice argentino disse que tem interesse em visitar La Paz.

"Ele (Francisco) me disse 'quero visitar La Paz, quero visitar La Paz', me repetiu duas ou três vezes", disse Morales.

O presidente afirmou que ainda não sabe quantos dias o pontífice permanecerá na Bolívia.

"Vamos preparar (o recebimento) com a Igreja Católica, com os movimentos sociais, porque o papa quer conversar com movimentos sociais, em especial com os indígenas", afirmou Morales, segundo o La Razón.

A presença do papa Francisco na Bolívia ocorrerá 27 anos após a chegada do papa João Paulo 2º ao país, em 1988.