Brasil mantém segunda posição no quadro geral do Pan, com 130 medalhas no total.

Pan 2023: veja resultados e medalhas do Brasil no dia 31/10
Mulheres do Brasil conquistaram mais medalhas e mais ouros que os homens no Pan 2023. / Foto: Reprodução

Brasil fechou dia prateado no Pan, com mais cinco medalhas de prata na conta. As irmãs Takahashi conquistaram o primeiro pódio pan-americano nas duplas femininas do tênis de mesa, enquanto Hugo Calderano e Vitor Ishiy também levaram o segundo lugar no masculino. No judô, a terça-feira marcou o encerramento da campanha histórica, com 16 medalhas totais, sendo a última por equipes mistas. Felipe Bardi e Balotelli alcançaram mais duas pratas no atletismo e Altobeli da Silva terminou com o bronze nos 5.000m masculino. As seleções masculinas de vôlei e de basquete bateram os adversários mexicanos e a de handebol avançou às semifinais.

Duas pratas no atletismo

Felipe Bardi conquistou a medalha de prata nos 100m rasos masculino com 10s31, na mesma prova em que detém o recorde brasileiro de 9s96. Na final, o brasileiro ficou atrás apenas do dominicano Jose Alnardo Gonzalez, que levou o ouro com 10s30. O brasileiro Erik Cardoso terminou em quarto, com 10s36. José Fernando Ferreira, o Balotelli, também conquistou a medalha de prata no decatlo. O brasileiro fez 7.748 pontos, atrás do chileno Santiago Adolfo Ford, com 7.834. O americano Ryan David Talbot, levou o bronze com 7.742.

Nos 5.000m masculino, Altobeli da Silva terminou em quarto lugar, com o tempo de 14min48s18, mas em reviravolta, acabou levando a medalha de bronze, com a desclassificação do mexicano Fernando Daniel Martinez, que tentou impedir com o braço a ultrapassagem do americano Kasey Knevelbaard, primeiro colocado. Ketiley Batista fez 13s31 e avançou à final dos 100m com barreiras. Ana Carolina de Jesus chegou à final pelos 100m rasos feminino e Caroline de Melo alcançou as semi, nos 100m com barreiras, mas não conseguiram subir ao pódio. Weslley Beviláqua terminou em sexto no salto em distância masculino, com 7,65m de marca.

Brasil encerra campanha recorde no judô com 16ª medalha

No último dia do judô, a equipe mista brasileira levou a prata contra Cuba, por 4 a 3. Gabriel Falcão, Luana Carvalho, Rafael Macedo, Beatriz Souza, Rafaela Silva e Rafael Silva, o Baby representaram o país e selaram a campanha no Pan, com o maior número de medalhas da história. Foram 16 medalhas no esporte em Santiago, contra 13, no Pan de Guadalajara, em 2011, maior recorde até então.

Irmãs Takahashi conquistam medalha histórica no tênis de mesa

Bruna e Giulia Takahashi conquistaram a primeira medalha do Brasil, nas duplas femininas do tênis de mesa, na história dos Jogos Pan-Americanos. As irmãs brasileiras levaram a prata, após derrota para americanas Amy Wang e Rachel Sung por 4 a 3. Bruna volta a competir nesta quarta-feira, pela semifinal individual. Hugo Calderano e Vitor Ishiy também levaram a prata pelas duplas masculinas, após perderem para os cubanos Jorge Campos e Andy Diez, por 4 a 2.

Guilherme Toldo leva o bronze na esgrima

Guilherme Toldo garantiu o bronze na esgrima, na disputa da semifinal contra o americano Miles Watson, pelo florete masculino. Watson venceu o confronto por 15/9. Esta é a quinta medalha do esgrimista brasileiro em Jogos Pan-Americanos, com duas pratas por equipes, em Toronto 2015 e Lima 2019, além de dois bronzes em Guadalajara 2011, no individual e por equipes.

As brasileiras Pietra Chierighini e Karina Avila disputaram no sabre feminino, mas acabaram perdendo nas oitavas de final. Pietra foi derrotada pela cubana Leidis Veranes por 15 a 10 e Karina foi superada pela mexicana Julieta Toledo, por 15 a 5.

Brasil bate México no vôlei

O time masculino garantiu a segunda vitória do Pan contra o México, nesta terça-feira. O Brasil se impôs e bateu a equipe adversária por 3 sets a 0, parciais 25/13, 25/15 e 25/20. No momento, a seleção lidera o grupo A, com 10 pontos, e joga contra Cuba, nesta quarta-feira, às 10h30, rumo à semifinal.

Seleção masculina estreia com vitória no basquete

O Brasil venceu o México por 74 a 54, no primeiro confronto masculino no basquete, em Santiago. O time manteve a liderança no placar nos três primeiros períodos e garantiu a vitória, com atuações importantes de Gabriel Jaú e Márcio. A equipe vai enfrentar o Chile, nesta quarta-feira, às 20h, pelo grupo B.

Vitória rumo às semi no handebol

O Brasil venceu a República Dominicana por 36 a 20, em Viña del Mar, e passou para as semifinais. A campanha brasileira teve 100% de aproveitamento na fase de grupos. O time vai enfrentar o Chile nesta quarta-feira, às 20h.

Equipe de hipismo saltos fica em 1º na disputa

A equipe brasileira de hipismo saltos garantiu a primeira colocação por equipes com 4,32 pp, seguida pela Colombia, com 7,29 pp, e pelo Canadá, em terceiro, com 9,62 pp. O Brasil já está qualificado para Paris 2024, pelo resultado obtido na Copa das Nações, em outubro. No individual, Marlon Zanotelli também terminou em primeiro lugar pela prova de caça, com Deese Coquerie, seguido por Pedro Veniss, com Nimrod de Muse Z.