Agressão aconteceu dentro da Escola Municipal Professora Iracema de Souza Mendonça, no bairro Universitário, em Campo Grande.

Pai diz que agrediu diretora de escola e criança negra por filho não gostar de abraço
Pai tentou justificar agressão contra criança e diretora da escola. / Foto: Repórter Top

O homem de 32 anos, que aparece em um vídeo agredindo uma menina de 4 anos, na Escola Municipal Professora Iracema de Souza Mendonça, no bairro Universitário, em Campo Grande, também agrediu a diretora. À polícia, ele disse que o filho não gosta de abraços. 

De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 7h desta segunda-feira (11), na entrada das crianças na escola. O homem levou o filho e ficou observando do lado de fora, quando viu a menina abraçar o filho.

Segundo a versão do homem, o filho tem fobia e não gosta que o abracem, por isso ele pediu para que a monitora da escola separasse os dois, o que não foi atendido.

Em seguida, ele pediu para a diretora afastar as crianças, também ignorado.

Alegando nervosismo, o pai partiu para cima da diretora de 69 anos, entrou na escola e empurrou a menina, que tropeçou e quase caiu.

A câmera de segurança flagrou a truculência da ação.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o homem retornou à escola, foi até a sala da diretora, que estava registrando o ocorrido em ata escolar, e disse que orientou o filho que se caso a menina ou qualquer outra criança se aproximasse dele, que ele poderia bater. 

A Guarda Civil Metropolitana foi acionada e conduziu os envolvidos para a DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), onde foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência.  Além da oitiva dos envolvidos e de testemunhas, foi analisado o vídeo da câmera de monitoramento da escola. 

Durante a investigação, a polícia ainda não verificou qualquer indício de racismo. Os fatos seguem em investigação pela DEPCA.

Veja nota da Semed (Secretaria Municipal de Educação):

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que os fatos aconteceram na manhã de ontem (11), na unidade mencionada. De acordo com o que foi apurado, o pai do menino estava no portão de fora da escola e aguardava o filho entrar na sala, quando observou que a colega abraçou a criança e se dirigiu às crianças vindo a empurrar a menina a fim de afastá-la de seu filho.

Ainda conforme a direção, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) foi acionada e acompanhou o caso, sendo que a diretora e o homem foram encaminhados à delegacia, onde o caso foi registrado e está sendo investigado pelas autoridades competentes.

A Divisão de Acompanhamento Escolar (DAE) da Semed deu todo apoio à diretora da escola e às famílias, e está acompanhamento o caso.

É importante ressaltar que a Secretaria de Educação presta apoio e solidariedade aos alunos envolvidos e repudia todo e qualquer ato de violência de qualquer natureza e contribuirá com os órgãos competentes na apuração do caso.