Imagens feitas por acompanhante mostram sacos de lixo acumulados perto de pacientes, no corredor do Hospital Regional de Araguaína, o maior da região norte do estado.

Pacientes dividem espaço com sacos de lixo em hospital do Tocantins
Pacientes internados em corredor dividem espaço com lixo acumulado em hospital / Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um vídeo feito por um acompanhante de uma paciente mostra pessoas em macas nos corredores do Hospital Regional de Araguaína, norte do Tocantins. Nas imagens, também é possível ver sacos de lixo perto dos pacientes internados. O lixo não é recolhido há dias e também se acumula no fundo e nas laterais da unidade. Esta é a terceira vez que o problema se repete este ano.

Um homem, que pediu para não ser identificado, diz que a mulher dele aguarda há 10 dias no corredor à espera de uma cirurgia ortopédica. "Já pelejei para ela ser transferida, mas é a maior frescura para ela ser transferida para o HGP [Hospital Geral de Palmas]. Mas lá está pior do que aqui, eu não sei como faz com a saúde". Segundo ele, a direção do hospital diz que a cirurgia não é feita por falta de materiais.

O acompanhante confirmou que o lixo não está sendo recolhido e que é possível sentir o mau cheiro dentro da unidade. "A minha esposa está no corredor e está sentindo o cheiro. Não tem para onde correr com a catinga, não".

Imagens aéreas feitas por um drone dão a dimensão do problema. Centenas de sacos de lixo comum e hospitalar se acumulam no hospital, que é o maior da região norte do estado.

A Secretaria Estadual da Saúde disse que a paciente que aguarda cirurgia ortopédica está sob os cuidados da equipe multiprofissional e que o estado de saúde dela é estável, mas não informou quando o procedimento será feito.

Disse também que está negociando com a empresa para que uma nova coleta de resíduos seja realizada no hospital.