Três casos da variante foram confirmados nesta segunda-feira.

Paciente detectada com variante Delta em MS é do RJ e Cosems faz alerta
Dos casos, dois de Campo Grande e um de Ladário. / Foto: Reprodução Portal da Educativa

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou que três amostras sequenciadas com a variante Delta do Coronavírus em Mato Grosso do Sul foram identificadas em Mato Grosso do Sul. Dos casos, dois de Campo Grande e um de Ladário. 

Segundo a Secretária de Saúde de Ladário, Josiane Braga, o caso detectado na cidade é de uma turista de 52 anos, moradora do Rio de Janeiro. 

“Ficamos ciente do caso na data de hoje, logo após ao conhecimento, a equipe epidemiológica foi em busca desse caso. A paciente estava de passagem pelo município. A amostra foi coletada no dia 23/07, é de uma senhora, de 52 anos, residente do Rio de Janeiro que estava em passagem pela cidade, os familiares já tinham sido vacinados e estão bem”, pontuou. 


O Presidente do Cosems/MS, Rogério Leite explicou que é preciso estar atento, pois a variante está em todo território nacional. 

“Mesmo sem saber que se tratava da Variante Delta os municípios realizaram o trabalho que lhes competes, notificando e monitorando os pacientes. Esta confirmação é para ficarmos vigilantes, a variante já circula em todo o País”.

As amostras são do monitoramento de rotina feita pelo Central de Saúde Pública (Lacen/MS) como parte das ações de vigilância genômica.

As amostras foram coletadas em 23 e 27 de julho deste ano e encaminhadas ao laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Amazonas.