Ovos de Páscoa estão mais baratos em Ponta Porã do que no Paraguai
Procon constatou grande variação de preço. / Foto: Divulgação

O preço dos ovos de Páscoa estão mais atrativos no lado brasileiro da fronteira com o Paraguai, segundo a pesquisa do Procon (Coordenadoria de Defesa e Orientação do Consumidor). Segundo o superintendente, advogado Marcelo Corrêa, os valores, em Ponta Porã, estão mais baixos do que os praticados em Pedro Juan Caballero, país vizinho.

Para o superintendente, a união dos comerciantes brasileiros, promovida pela Acepp (Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã), é vantajosa, especialmente devido à variação do câmbio.

Diferenças - Ele ainda afirma que foi constatada grande variação de preços. O ovo Sonho de Valsa de 330 gramas, por exemplo, da marca Lacta, pode ser encontrado por preços que variam de R$ 39 a R$ 49,90. A mesma variação também foi encontrada em outros tamanhos de ovos e outras marcas, como Nestlé e Garoto.

“Os consumidores devem pesquisar antes de realizar suas compras para a páscoa, pois a opção mais barata dos itens foi encontrada no comércio de Ponta Porã", aconselha o advogado.

"A numeração apontada na embalagem dos ovos não tem relação com o peso do produto e, também, não é equivalente entre os fabricantes. Isso significa que, ao escolher, o consumidor deve observar o peso, qualidade e preço, pois o ovo número 15 de um fabricante geralmente tem peso diferente de outra marca”, orienta.

Cuidados - Ainda segundo o representante do Procon, outra questão que deve ser observada está relacionada aos ovos que contém brinquedos. “Várias marcas colocam como atrativos brinquedos plásticos e até de metal no interior dos ovos de chocolate. Esses ovos devem ser abertos sob a fiscalização de um adulto", afirma.

"Os brinquedos possuem classificação indicativa, que devem constar nas suas embalagens, como a faixa etária a qual o brinquedo é destinado, instruções de uso e de montagem. Esses objetos podem apresentar eventuais riscos à criança, por isso, os pais e responsáveis devem estar atentos a fim de que tais brinquedos não gerem acidentes quando engolidos pelas crianças”, finaliza.