A operação combate a violência contra a mulher e prevê cumprimento de mandados de busca e apreensão, de prisão preventiva e a aplicação de tornozeleiras eletrônicas

Operação ‘Shamar’ começa nesta sexta-feira e vai até setembro
A operação combate a violência contra a mulher e prevê cumprimento de mandados de busca e apreensão, de prisão preventiva e a aplicação de tornozeleiras eletrônicas / Foto: (Divulgação / PCMS)

Visando enfrentar a violência de gênero contra a mulher, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul está participando da operação “Shamar”, que iniciou nesta sexta-feira (1º) e segue até o mês de setembro. Serão cumpridos mandados de busca e apreensão, prisões preventivas e aplicação de tornozeleiras eletrônicas.

A mobilização nacional é coordenada pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), em parceria com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Em Mato Grosso do Sul, a atuação é conduzida pela Delegacia-Geral, com participação efetiva da 1ª Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), que será o ponto focal, e das Salas Lilases nas cidades do interior.

Haverá cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliar, prisões preventivas e aplicação de tornozeleiras eletrônicas contra autores de violência doméstica. Além disso, terão ações preventivas, como palestras, rodas de conversa e panfletagem informativa.