Para impedir o aumento dos incêndios em outras reservas, bombeiros priorizam o combate na região do Amolar.

Nesta segunda-feira (28), a Operação Pantanal II, que tenta controlar os focos de incêndios florestais que aumentam no entorno da Serra do Amolar, passa a contar com duas aeronaves.
Um helicóptero do ICMbio e um Air Tractor, contratados pelo Estado, vão combater o fogo com lançamentos de água.
A Operação reúne bombeiros de Mato Grosso do Sul e do Paraná, brigadistas do Ibama, ICMbio, e de organizações não-governamentais.
Com incêndios avançando há três dias pela vegetação nativa da Reserva Particular do Patrimômio Natural (RPPN) Eliezer Batista, o esforço para eliminar as chamas se concentrará na linha de fogo.
Na tarde de domingo (27), os bombeiros e brigadistas, que totalizam 35 homens, iniciaram uma nova estratégia para controlar os incêndios e impedir que cheguem à morraria do Amolar, que correm risco de avançar para outras duas unidades de conservação.
Ajuda aérea
Os coordenadores da Operação e técnicos do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), ONG que administra a Eliezer Batista, estabeleceram uma ação na região entre as baias do Mandiore e Taquaral, com uma linha negra de fogo.
“Se o fogo atingir o topo da morraria pode se tornar incontrolável, avançando por uma área de reservas que somam 70 mil hectares”, alerta Ângelo Rabelo, diretor do IHP. “Vamos proteger a serra enquanto o vento norte segura o fogo.”
O avião Air Tractor, iniciou sua operação na tarde de domingo, como parte da nova estratégia, lançando água na linha de fogo que ameaça as unidades de conservação.
A partir do dia 28, o helicóptero do ICMbio, integra a operação com bolsas para lançamento de água, que irão reabastecer na Serra Negra — área que faz parte da rede de proteção e conservação da Serra do Amolar.
Famílias ribeirinhas
Estas ações de combate e controle dos focos de calor no Amolar já duram uma semana. A prioridade dos bombeiros foi proteger as comunidades ribeirinhas das margens do Rio Paraguai.
Onde o fogo há alguns dias, ameaçou algumas residências, obrigando as famílias que habitavam na região, se deslocarem para uma escola municipal.
A Operação conta com o apoio de todas as reservas, hospedando os bombeiros, cedendo barcos e voluntários.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!