No primeiro dia da operação, as forças de segurança destruíram 15 acampamentos de narcotraficantes e erradicaram 33 hectares

Operação ‘Nueva Alianza’ elimina mais de 100 toneladas de maconha na fronteira com MS
No primeiro dia da operação, as forças de segurança destruíram 15 acampamentos de narcotraficantes e erradicaram 33 hectares / Foto: Agente brasileiros e paraguaios durante ação de combate ao narcotráfico (Foto: Reprodução, Senad)

Uma ação conjunta entre a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) e a PF (Polícia Federal do Brasil) deflagrou nesta semana a operação “Nueva Alianza”, visando desmantelar bases logísticas e erradicar plantações de maconha no Departamento de Amambay, Paraguai.

A operação binacional, que conta com o apoio da Força Aérea Paraguaia, tem como objetivo principal combater o crime organizado na região de fronteira.

No primeiro dia da operação, as forças de segurança destruíram 15 acampamentos de narcotraficantes e erradicaram 33 hectares de plantações de maconha na região de Cerro Kuatia, distrito de Capitán Bado.
 Além disso, foram apreendidos 1.900 quilos de maconha picada. Estima-se que a ação já tenha retirado de circulação mais de 100 toneladas de maconha.

Ação conjunta evitou, assim, que a droga chegasse ao Brasil e a outros países, causando um prejuízo estimado entre de 15 milhões de dólares ao crime organizado.

A operação “Nueva Alianza” é considerada a maior operação antidrogas do mundo em termos de volume de maconha apreendida e demonstra o compromisso do Brasil e do Paraguai no combate ao narcotráfico e na proteção de suas fronteiras.