Mesmo presa, "Selva Hu", liderava organização criminosa que funciona nas proximidades de Mundo Novo

Operação na fronteira com MS desmonta centro de drogas comandado por ‘rainha do tráfico’
Mesmo presa, "Selva Hu", liderava organização criminosa que funciona nas proximidades de Mundo Novo / Foto: Drogas tinham identificação da 'rainha' (Foto: Reprodução, Senad)

Durante operação realizada nesta quarta-feira (20), agente da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai desmontaram um gigantesco esquema de esquema de produção, armazenamento e distribuição de drogas. A estrutura criminosa funcionava na cidade de Villa Ygatimí, Departamento de Canindeyú, fronteira com Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul.

Para desarticular o centro de produção, que estava baseado às margens do Rio Jejui-mi, foi montado um aparato policial terrestre e fluvial, por meio do Departamento Regional nº 4 de Saltos del Guairá, com o apoio do Codi (Comando de Operações de Defesa Interna).

A operação, batizada de “Rainha”, tinha como objetivo atingir a estrutura do tráfico de drogas que, segundo informações de inteligência, mantinha laços com a organização liderada pela mulher conhecida como “Selva Hu”, que foi presa há algum tempo, mas que continua operando na fronteira.

Segundo informações da Senad, Durante a operação, mais de 9.600 quilos de maconha em vários estágios de produção e prensagem foram destruídos, juntamente com 200 quilos de sementes e 20 quilos de haxixe.

Além disso, 17 acampamentos improvisados com infraestrutura para produção de drogas e seis prensas de petróleo bruto usadas para compactar carregamentos foram desmantelados.

Também foram apreendidos um barco com motor de popa, oito motocicletas, um fuzil calibre 7,62 mm, semeadeiras, peneiras e um gerador, itens que davam suporte à logística do esquema.

O total de drogas destruídas representa um lucro cessante de aproximadamente US$ 1.440.000 para as organizações criminosas, considerando o valor médio da maconha no mercado brasileiro.