Dos 21 mandados de prisão, 3 já estão presos e 33 buscas são realizadas na Capital e na fronteira.

Operação do GAECO cumpre mandados contra rede de tráfico de drogas em Campo Grande

Operação deflagrada pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado),  na manhã desta terça-feira (26) age contra organização criminosa envolvida no tráfico de drogas, em Campo Grande.

A Operação "Snow" que conta com o apoio do Batalhão de Choque, da Força Tática e do Batalhão de Operações Especiais visa desmantelar uma estrutura altamente sofisticada de distribuição de drogas, que conta com diversos membros, incluindo policiais cooptados.

Um dos bairros visitados pelas equipes foi a Vila Rica. Assim que acordaram, moradores presenciaram a movimentação da polícia na região.

Segundo o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a organização utilizava empresas de transporte como fachada para escoar a droga, além de empregar essas empresas na lavagem de dinheiro, ocultando a origem e o destino dos valores obtidos com o narcotráfico.

Um dos métodos utilizados pela organização era ocultar a droga em meio a cargas lícitas, principalmente em caminhões frigoríficos, dificultando a fiscalização policial nas rodovias. Além disso, transferiam a propriedade dos veículos entre empresas e motoristas, desvinculando-os dos verdadeiros proprietários para evitar chamar atenção em fiscalizações policiais.

Durante as investigações, foram identificadas mais duas toneladas de cocaína pertencentes à organização criminosa, apreendidas em ações policiais. Uma das estratégias utilizadas para transportar a droga de Ponta Porã até Campo Grande era o "frete seguro", no qual policiais civis transportavam a cocaína em viaturas oficiais caracterizadas, evitando assim a fiscalização de outras unidades de segurança pública.

A operação "Snow" envolve o cumprimento de 21 mandados de prisão preventiva, sendo que três alvos já se encontram custodiados no sistema prisional de Mato Grosso do Sul, e 33 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Campo Grande e Ponta Porã.