Foram cumprimento três mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Operação desmantela esquema de transporte de cocaína entre MS e outros dois Estados
Foram cumpridos três mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão. / Foto: Divulgação

A Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira) desencadeou nesta quarta-feira (5) a Operação Mensa. 

Foram cumprimento três mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

A operação visa coibir os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, contando com o apoio da Denar/MS e da Polícia Civil de Palotina (PR). 

As investigações iniciaram-se no mês dezembro de 2021, por ocasião da prisão em flagrante de um caminhoneiro de 40 anos, no dia 16/12/2021, pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira). 

Ele foi flagrando transportando 42,4 kg de pasta a base de cocaína em um caminhão baú, quando trafegava pela BR-163, distrito de Anhanduí, Campo Grande, entorpecente avaliado em R$ 2.120.000,00 nos grandes centros. 

O motorista do caminhão estava transportando uma mesa de madeira no compartimento de cargas, justamente para passar pelas fiscalizações das forças de segurança sem levantar suspeita. 

Posteriormente à prisão do caminhoneiro foi possível apurar que ele fazia parte de uma organização criminosa especializada no transporte de cocaína, para o Estado de São Paulo partindo do município de Campo Grande.

As ações eram comandadas por um homem de 50 anos, preso hoje (5) na Capital. 

Ainda, apurou-se que o irmão de J.R. e sua cunhada, um homem de 37 anos e uma mulher de 33 anos, também integravam a organização criminosa, atuando no transporte de entorpecente.

Além das prisões e das buscas, também foram sequestrados bens e valores dos integrantes da organização criminosa adquiridos com o lucro da traficância de drogas.

Foram bloqueados dois imóveis localizados no município de Campo Grande, dois automóveis e os valores existentes em todas as contas bancárias vinculadas aos CPFs dos indiciados. 

O intuito é combater os lucros advindos da atividade ilícita, notadamente no que cinge à aquisição de imóveis e automóveis.

Durante as diligências de busca e apreensão foram apreendidos aparelhos celulares que serão analisados pelo setor de inteligência desta especializada. 

Os presos foram interrogados e ficaram custodiados nos municípios em que os mandados de prisão foram cumpridos aguardando o pronunciamento judicial. 

As investigações prosseguem visando colher mais elementos probatórios.

O nome da operação, Mensa, palavra em latim que significa “mesa”, faz alusão à carga lícita que o motorista do caminhão transportava no momento do flagrante na cidade de Campo Grande.