Ônibus para universitários terão ar condicionado
Quatro novos ônibus com capacidade para 105 passageiros serão utilizados na linha Centro-Cidade Universitária / Foto: Chico Leite/Assecom

A empresa Medianeira, operadora do sistema transporte coletivo público em Dourados, está colocando esta semana mais quatro ônibus novos em circulação. No início de julho começaram a circular na cidade 15 ônibus novos, todos adaptados a acessibilidade, incluindo box com cintos de segurança para a afixação de cadeira de rodas e espaço próprio para deficientes visuais acompanhados de cão guia.

Agora, mais quatro ônibus novos estão sendo incluídos na frota. De acordo com o diretor da Medianeira, Marcelo Saccol, esses ônibus vão fazer inicialmente a linha Centro-Cidade Universitária. O diretor disse ainda que a partir do momento que entrar em operação as duas estações de integração (Leste e Oeste) esses veículos farão também a interligação entre elas.

Os quatro ônibus novos estão em exposição na área do terminal rodoviário de Dourados para que as pessoas que tiverem interesse possam conhece-los. A Medianeira está treinando os motoristas para a entrada em operação dos novos veículos. Os ônibus são trucados, com 14 metros de comprimento e capacidade para 105 passageiros e com sistema de ar condicionado.

Com os novos veículos, a frota empregada no transporte coletivo em Dourados passa para 71 ônibus, 19 deles novos.

Estações

As duas estações de integração e o corredor de ônibus, pela Avenida Marcelino Pires, fazem parte também do programa de modernização do transporte do prefeito Murilo, bem como a inclusão de novos ônibus.

A estação de integração leste, que ficará na confluência das Ruas Wilson Dias Pinho e Marechal Rondon, no Jardim Márcia, será licitada este mês. O investimento é de R$ 1,5 milhão, Recursos do Procon e da Prefeitura.

Assim que finalizar detalhes do projeto será licitada a estação oeste, que ficará em frente ao Parque Antenor Martins. Quando as duas estações entrarem em operação será ativado o corredor de ônibus da Marcelino Pires, com seis mini estações.

O sistema de transporte coletivo de Dourados é preparado para o uso do ‘Cartão Leve’, que armazena créditos de passagem e permite ao usuário mudar de ônibus em seu trajeto no sentido em frente sem precisar pagar uma segunda passagem. O prazo para troca de ônibus é de 45 minutos, contados a partir do momento que o motorista do primeiro ônibus chega ao fim de sua linha.