OEA e universidade espanhola renovam acordo de bolsas de estudos para América
OEA e UNIR renovaram acordo educativo para bolsas de até 60% a universitários da América Latina em cursos de pós-graduação. / Foto: EFE/Martial Trezzini

A Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Universidade Internacional de La Rioja (UNIR), na Espanha, renovaram nesta quinta-feira o acordo educativo através do qual universitários da América Latina receberão auxílio de até 60% em cursos de pós-graduação.

O objetivo do convênio, que no ano passado recebeu mais de 300 solicitações, é "fomentar a educação e criar programas que promovam o desenvolvimento humano e profissional de todos os países que fazem parte da aliança", informou a UNIR em comunicado.

Os estudantes que desejarem solicitar uma das bolsas devem acessar o site http://www.oas.org/es/becas/ até 26 de setembro.

"Para que haja mais direitos para mais pessoas a educação deve ser acessível e apropriada, razão pela qual os sistemas virtuais de ensino são fundamentais para nós", manifestou na nota de imprensa a diretora do Portal Educativo das Américas da OEA, Nelly Gochicoa.

Os cursos mais disputados são relacionados às áreas de ciência, tecnologia, engenharia, economia e comércio, o que obedece, segundo Nelly, a "as necessidades trabalhistas que geram as economias" da América Latina.

A UNIR, com sede no norte da Espanha, conta, atualmente, com mais de 25 mil alunos, dos quais mais de 7 mil são latino-americanos, e oferece semanalmente 1.400 aulas online.