Protagonizado por Wagner Moura, O Agente Secreto disputará por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar

O Agente Secreto é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026; entenda
Protagonizado por Wagner Moura, O Agente Secreto disputará por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar / Foto: Wagner Moura (Divulgação)

Nesta segunda-feira (15), a Academia Brasileira de Cinema anunciou que O Agente Secreto será o longa-metragem que vai representar o Brasil no Oscar 2026. Em suma, o filme do diretor Kleber Mendonça Filho participará da corrida por uma indicação na principal premiação de cinema do mundo.

Aliás, para quem não sabe, a entidade é responsável por nomear uma única produção para representar o país na categoria Melhor Filme Internacional. Contudo, isso não significa que a indicação ao Oscar está confirmada.

“É uma resposta para esse Brasil que acaba de ter um 11 de setembro com decisões do nosso judiciário, que finalmente se impõe, com um Brasil mais justo”, disse a Academia Brasileira de Cinema.

Vale lembrar que a lista dos 15 filmes pré-selecionados para a categoria internacional serão divulgados no dia 16 de dezembro. Por fim, a Academia anuncia os cinco indicados no dia 22 de janeiro de 2026. O Oscar está marcado para acontecer em 15 de março de 2026.

O Agente Secreto é protagonizado pelo ator Wagner Moura. Aliás, o filme se passa em 1977, em Recife, e acompanha a vida misteriosa de Marcelo, um professor especializado de tecnologia.