O fenômeno chamou atenção dos campo-grandenses que fizeram vários registros do céu escuro.

Nuvem de prateleira encobriu o céu na Capital e anunciou chuva com vento
Nuvem prateleira foi fotográfada na BR-060, entre Campo Grande e Sidrolândia, na manhã desta sexta-feira. / Foto: Wilmar Carrilho

Nuvem de prateleira ou cumulonimbus encobriu o céu de Campo Grande na manhã desta sexta-feira (25) e anunciou a chuva com vento que estava a caminho. O fenômeno chamou atenção dos campo-grandenses e rendeu vários registros.

Um das imagens foi feita pelo leitor Wilmar Carrilho na BR-060, entre a Capital e Sidrolândia. “Nuvem prateleira - tempestade se aproximando de Campo Grande, por volta das 7h', disse. Outra imagem que chamou a atenção foi a do publicitário Carter Tribianne. “Antes da chuva, foi possível fazer uns registros do tempo na região do Aeroporto Internacional com belas imagens', contou. O flagrante foi feito com uma câmera de celular.

Conforme o Climatempo, o fenômeno conhecido dos meteorologistas se chama shelf cloud (ou 'nuvem de prateleira') e, na maioria dos casos, antecede uma tempestade. Esse tipo de nuvem é geralmente curvo ou semicircular e possui várias 'camadas' na direção horizontal - como se fosse uma prateleira - que são formadas quando uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio.

O meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão Filho, explicou que essa nuvem também chamada de cumulonimbus provoca chuva, ventos e trovoadas. 'Ontem, a frente fria chegou ao sul de Mato Grosso do Sul. Choveu muito no decorrer da noite e deve ser assim nesta sexta-feira (25). Amanhã, a frente fria se afasta e pode ocorrer nevoeiro com queda de temperatura'.