Dados apresentados na noite de quarta-feira (14/5) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), apontam para 24 novas mortes em decorrência da Influenza em Mato Grosso do Sul, elevando o número para 68 óbitos em pouco mais de quatro meses do ano. As informações constam no boletim epidemiológico da pasta.

Número de mortes por Influenza dispara em MS e 2025 já é o 4º mais letal à doença
/ Foto: Reprodução

iO aumento expressivo dos casos fatais nas últimas semanas, colocam o ano de 2025 como o quarto mais letal à doença desde o início da série histórica de acompanhamento, em 2009. 

Dados divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde)

 
Apenas 2022 (120 mortes), 2016 (103) e 2024 (91), fizeram número maior de vítimas relacionadas a gripe. 

 
Nos números mais recentes apresentados, quatro óbitos são de moradores em Dourados, que possuíam idade entre 60 e 80 anos – justamente as faixas com mais registros no Estado, todos com comorbidades relatadas pela Secretaria de Saúde. 

Dados foram divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na quarta-feira 

 
Ainda conforme a pasta, no município são 40 pessoas estão hospitalizadas com Influenza. São 15 pacientes diagnosticados com Influenza A H1N1, e 23 não subtipada, enquanto dois possuem Influenza B.

Alerta

Leitos foram disponibilizados pelo HU-UFGD para auxiliar na demanda de Dourados - Foto: A. Frota/Assecom 

 
Diante da quantidade de casos e internações em Dourados, a administração municipal e a gestão do HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados), formalizaram uma ação emergencial na semana passada para aliviar o sistema de saúde do município e atender a demanda exigida. 

No Universitário, cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto foram disponibilizados para dar suporte ao Hospital da Vida, que teve 10 leitos ocupados exclusivamente a pacientes internados com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

“O município está enfrentando uma situação crítica, com pacientes aguardando vaga na UPA, na área vermelha do Hospital da Vida e em outras cidades da região”, disse o prefeito Marçal Filho na semana passada, durante o acordo entre UFGD e Município. 

Vacinação

Liberada para todas as idades a partir dos 6 meses de vida, a vacinação contra a Influenza ocorre em todas as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) do município de segunda a sexta-feira, e também no PAM (Pronto Atendimento Médico).