Quantidade de vítimas passou de 35 para 41, na comparação dos primeiros seis meses do ano passado e deste.

Número de mortes no trânsito de Campo Grande cresce 17,14% no primeiro semestre de 2018
Imagem de câmera de segurança mostra que carro que colidiu com moto provocando morte de Alexander em Campo Grande furou o sinal vermelho. / Foto: Reprodução/TV Morena

O número de mortes no trânsito de Campo Grande cresceu 17,14% no primeiro semestre de 2018 frente ao mesmo período de 2017, passando de 35 para 41, segundo dados do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran).

O BPTran e especialistas apontam duas causas para esse aumento. O primeiro a embriaguez dos motoristas. Levantamento do batalhão revela que nestes primeiros seis meses deste ano, 246 condutores foram presos na capital por dirigirem sob efeito do álcool.

Um dos casos que simboliza esse crescimento da violência no trânsito em Campo Grande é o de Alexander Augusto Corrêa a Silva, de 25 anos, que morreu em um acidente no fim do mês passado, no cruzamento das ruas da Paz e Paraíba., no Jardim dos Estados.

A motocicleta em que ele estava foi atingida por um carro. O condutor do automóvel, segundo à polícia, estava embriagado e ainda furou um sinal vermelho.

Ele foi preso, mas pagou uma fiança de R$ 20 mil e agora está solto, sendo monitorado por tornozeleira eletrônica.A segunda causa do incremento na quantidade de mortes nos acidentes de trânsito na cidade, conforme o BPTran é o excesso de velocidade.

“Esse excesso acaba potencializando a violência do impacto. E quem recebe toda a descarga dessa força do acidente são os condutores e os passageiros, o que acaba resultado na morte deles”, explica o comandante do BPTran, tenente-coronel Franco Alan Amorim.

O especialista em trânsito Carlos Alberto Pereira, defende como uma das medidas para controlar esse excesso de velocidade dos veículos o retorno do uso dos equipamentos eletrônicos de fiscalização.

“Tanto os equipamentos fixos quanto os móveis se apresentam como uma boa opção para que os condutores reduzam as velocidades e também diminua a severidade dos acidentes e esse número assustador de mortes que nós estamos vendo”, ressaltou.

Segundo a prefeitura de Campo Grande, a licitação para os equipamentos eletrônicos de fiscalização de trânsito está em fase final e a previsão é que o certame seja concluído até o fim de mês. Após isso, vai ocorrer a assinatura do contrato com a empresa vencedora e, então será dada a ordem de serviço para a instalação dos novos equipamentos.