Taxa por 100 mil habitantes ficou abaixo da média nacional

Número de homicídios cai 6% em um ano em Mato Grosso do Sul
Taxa por 100 mil habitantes ficou abaixo da média nacional / Foto: (Nathalia Alcântara, Arquivo, Midiamax)

Os números absolutos de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) caíram 6,02% em Mato Grosso do Sul entre 2023 e 2024. Os dados constam no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24).

No ano de 2023, o Estado contabilizou 448 vítimas de homicídios dolosos – incluindo feminicídios –, conforme o levantamento do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública). Já em 2024, foram 421 vítimas.

A taxa de mortes por 100 mil habitantes no ano passado foi de 14,5, representando uma redução de 6,8% comparado com 2023. O índice está abaixo da média nacional de 17,1.

Perfil das vítimas de homicídio doloso no Brasil
Ainda de acordo com o Anuário, o perfil das vítimas de homicídio doloso não apresentou mudanças desde 2018. A maioria continua sendo homem, negro, com idade entre 18 e 24 anos.

A arma de fogo continua sendo o principal instrumento nesse crime. Para os pesquisadores, o Poder Público precisa enfrentar a desigualdade que leva a esses crimes.

“Essa constatação reforça a necessidade de políticas mais focalizadas, capazes de enfrentar desigualdades estruturais e prevenir a entrada de jovens em dinâmicas violentas, além de frear a produção e circulação de armas de fogo, principal instrumento de morte no país”, escrevem Samira Bueno, Renato Sérgio de Lima e Isabela Sobral.